Título: MORADORES SÃO O MOTOR DO CEASM
Autor:
Fonte: O Globo, 04/06/2005, O Globo / Suplemento Especial, p. 2

Feito por e para os moradores de uma das maiores comunidades populares do Rio, o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm), criado em 15 de agosto de 1997, é uma organização não-governamental com a marca da cidadania e da responsabilidade social. Seus fundadores e coordenadores são moradores e ex-moradores da Maré que resolveram compartilhar com os vizinhos o que aprenderam nas universidades. Gente disposta a ensinar num mar de gente que quer aprender: hoje, o chamado Complexo da Maré, com 16 comunidades, tem cerca de 130 mil habitantes. O Ceasm trabalha com projetos que ajudam a superar as condições de pobreza e exclusão, já que, hoje, a Maré é considerada o terceiro bairro de pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade.

¿ Nossa idéia é fazer com que os moradores que consigam chegar à universidade dividam seu conhecimento com a comunidade ¿ explica o professor Jaílson de Souza e Silva, um dos coordenadores do Ceasm.

No Ceasm, os moradores da Maré têm aulas de línguas, informática, teatro, música e capoeira. Também podem fazer curso pré-vestibular, de alfabetização ou o ensino médio e o fundamental. Em termos de profissionalização, a oferta é grande: são cursos de fotografia, de vídeo, de produção gráfica e de guia de museus. O centro mantém ainda uma biblioteca e, graças a parceiros, criou projetos como o Maré de Histórias (recuperando as histórias do complexo); o da companhia de dança montada por jovens da comunidade; e o Programa de Criança, que amplia o universo educativo dos alunos das escolas da Maré.