Título: CONSTRUÇÃO SOCIAL
Autor:
Fonte: O Globo, 04/06/2005, O Globo / Suplemento Especial, p. 2

Garantia de direitos para jovens é tema de evento no GLOBO

Atarefa de transformar jovens, em especial os que vivem em situação de risco, em cidadãos completos mobilizou especialistas e profissionais de educação das redes pública e particular, que compareceram ao auditório do GLOBO na tarde do último dia 24, no Fórum Educando o Cidadão para o Futuro. Parte do projeto do mesmo nome promovido pelos jornais O GLOBO e EXTRA e pela Telemar há quatro anos, o fórum teve como tema ¿A cidadania em construção¿. A platéia ouviu atentamente as palestras do professor e pesquisador Emir Sader, coordenador do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj); do professor da UFF e consultor do Unicef Jaílson de Souza e Silva, um dos criadores do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm); e do arquiteto, cenógrafo e designer Gringo Cardia, responsável pelo projeto ¿Kabum!¿, que mistura arte e tecnologia para garantir a inclusão social de jovens carentes. O público pôde também fazer perguntas aos convidados.

O debate foi mediado pela jornalista Amélia Gonzalez, editora do caderno Razão Social, do GLOBO. E coube à coordenadora pedagógica do Educando o Cidadão para o Futuro, Carmen Lozza, saudar os convidados, lembrando que o projeto ¿já faz história entre nós, educadores¿. A coordenadora de marketing da Infoglobo, Cláudia Lobo, completou a mensagem.

¿ O objetivo do projeto é contribuir na preparação do jovem para o exercício de uma cidadania efetiva ¿ afirmou ela, lembrando que, ao fim do projeto, será preparado um documento com as propostas surgidas ao longo do ano a ser enviado ao ministro da Educação, aos secretários estaduais e municipais de Educação e a personalidades ligadas ao setor no país.

Em sua saudação, Roberto Guimarães, do Instituto Telemar, destacou o fato de o Educando o Cidadão para o Futuro ter ¿tudo a ver com a missão do instituto¿, que é justamente, segundo ele, a de reunir cidadania e educação.