Título: LIDERANÇA DO PT FAZ CARTILHA CONTRA A CPI
Autor:
Fonte: O Globo, 04/06/2005, O País, p. 10
No texto, lista de denúncias contra o governo passado
BRASÍLIA. Deputados e senadores petistas não apareceram para defender o governo das acusações da oposição, especialmente no Senado. Mas a liderança do PT na Câmara divulgou um documento expondo as razões pelas quais o partido é contrário à instalação da CPI dos Correios, que incluiu um balanço das ações da Polícia Federal e ¿um roteiro para relembrar a corrupção e os escândalos do governo FHC¿. O documento foi enviado a todos os deputados petistas.
Das 22 páginas do texto, quatro são dedicadas a listar 12 denúncias ocorridas no governo anterior. Em um tom que lembra o das peças da campanha eleitoral, o documento diz que o governo Fernando Henrique Cardoso, ¿além de ter aberto a porta para a pilhagem nacional e internacional¿, foi ¿pródigo em abafar a corrupção¿.
Segundo o documento, a lista de denúncias serve para ¿refrescar a memória e serve como contra veneno à insidiosa campanha que a oposição move contra o governo Lula, usando um caso de corrupção para tentar manchar a imagem de um governo que é o oposto do anterior¿.
Entre os casos listados como suspeitos de irregularidades estão a concorrência do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), a compra de votos para a reeleição de Fernando Henrique, a venda da Vale do Rio Doce e a privatização do sistema Telebrás.
O líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman (SP), divulgou nota oficial ontem criticando o uso do dinheiro público em benefício da corrupção.
www.oglobo.com.br/pais