Título: EM GO, 70 PREFEITURAS ENVOLVIDAS EM ESQUEMA
Autor:
Fonte: O Globo, 04/06/2005, O País, p. 13

GOIÂNIA. Um esquema de corrupção envolvendo prefeitos, secretários e empresas fantasmas pode ter desviado mais de R$3 milhões de pelo menos 70 prefeituras goianas. O golpe funcionava com emissão de notas fiscais falsas para justificar despesas inexistentes e clonagem de notas de empresas idôneas. Um prefeito e oito ex-prefeitos foram indiciados criminalmente e podem pegar pena de dois a 12 anos de reclusão. Os acusados podem ser obrigados a ressarcir os cofres públicos, além de ficar inelegíveis por até dez anos.

O golpe começou a ser desvendado por causa do erro de um funcionário da Prefeitura de Nova América. Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça confirmaram as negociatas. O prefeito da cidade, Miguel Manso, foi indiciado pela Delegacia de Repressão a Crimes contra a Administração Pública.

Foram identificadas 13 pessoas envolvidas na montagem de empresas fantasmas que emitiam notas fiscais falsas. As empresas são desativadas rapidamente, e continuam a vender notas a prefeitos corruptos. Um dos principais cabeças da quadrilha seria o comerciante Elmo Aguiar de Faria. Ele mora nos Estados Unidos desde 1999.