Título: CONFIANÇA DO CONSUMIDOR PÁRA DE CAIR
Autor: Fabiana Ribeiro
Fonte: O Globo, 03/06/2005, Economia, p. 24

Fundação mostra que nível está perto do registrado no 2º semestre de 2004

Após três meses em queda, a confiança do consumidor brasileiro manteve-se estável em maio. De um lado, política econômica à base de juros altos e turbulência política devido a CPI dos Correios dão uma dose de pessimismo. Por outro, a recuperação, ainda que modesta, de emprego e renda nos últimos 12 meses pesa positivamente na avaliação dos brasileiros. Os dados estão na Sondagem de Expectativas do Consumidor divulgada ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que, entre 5 e 20 de maio, ouviu 1.470 chefes de domicílio.

Dos cinco quesitos sobre situação atual da economia e das finanças, dois pioraram e três melhoraram na comparação com abril. Em relação à situação econômica do país, houve queda entre os que a consideraram boa: de 10,7% para 8,3% dos entrevistados. E o número de pessoas que avaliaram a economia como ruim subiu de 42,8% para 44,7%. Porém, 14,4% dos entrevistados consideram boa a situação da família, contra 13,1% em abril.

- A confiança dos consumidores é um espelho da economia. O consumidor ainda coloca dúvidas em pontos como o mercado de trabalho: para 55,2% dos entrevistados, será mais difícil obter emprego nos próximos seis meses - disse Aloísio Campelo, coordenador do Núcleo de Pesquisas e Análises Econômicas da FGV.

Campelo diz que o nível de confiança do brasileiro se aproxima do registrado no segundo semestre de 2004, quando atingiu o melhor resultado desde o início da pesquisa, em 2002:

- Não há como prever o nível de confiança futuro. Isso depende da condução da economia e da política.