Título: AMEAÇA CHINESA CAUSA MAL-ESTAR NO ITAMARATY
Autor:
Fonte: O Globo, 03/06/2005, O Mundo, p. 29

Veto à expansão do Conselho de Segurança atinge meta do Brasil

BRASÍLIA. A declaração do embaixador da China nas Nações Unidas, Wang Guangya, de que seu país usará o poder de veto no Conselho de Segurança da ONU para barrar a iniciativa de ampliar o número de integrantes do órgão não surpreendeu o Itamaraty, mas causou mal-estar. Embora tenha sido informado na semana passada por autoridades chinesas de que o alvo da preocupação da China é unicamente o Japão, o governo brasileiro teme que essa postura atinja em cheio as pretensões do Brasil, que busca uma cadeira permanente no Conselho.

Segundo uma fonte do Ministério das Relações Exteriores, a China vem tentando reforçar a parceria estratégica com o Brasil, que inclui o fato de os chineses terem tornado público seu apoio à candidatura brasileira. Para o Itamaraty, a China é um importante parceiro em todos os fóruns multilaterais, não só na questão da segurança como no comércio. E neste segundo item as relações não andam boas, com o aumento substantivo das importações de produtos do país asiático, que assustam os empresários brasileiros.

- Eles dizem que se preocupam com o Japão. Mas nada impede que, nessa divergência, os demais candidatos, que são o Brasil, a Índia e a Alemanha, sejam afetados. Mas apostamos no isolamento da China nesse contexto, pois diversos países vêm defendendo a reforma e a ampliação do Conselho de Segurança - admitiu uma fonte do governo brasileiro.