Título: PRIMEIRO VÔO FOI EM 11 DE NOVEMBRO DE 1906
Autor: Letícia Helena
Fonte: O Globo, 05/06/2005, O País, p. 15

Embora Santos Dumont tenha decolado com o 14-BIS em 23 de outubro e 11 de novembro de 1906, o Aeroclube da França, o mais importante da época, homologou como o primeiro vôo da História da Humanidade o ocorrido em 12 de novembro de 1906. O nome do avião tem uma origem simples: Dumont transportou o aparelho em seu balão de número 14. Como era uma repetição do vôo, virou 14-BIS.

Por falar em balão, também deve-se a Santos Dumont a paternidade desses aparelhos com motor, o que permitia que tivessem direção e não ficassem apenas ao sabor dos ventos. Para demonstrar as possibilidades do balão como meio de transporte, o brasileiro costumava a usá-lo para circular por Paris. Tinha até um sistema especial de comunicação com a polícia garantindo segurança contra o assédio dos fãs quando pousava.

Helicópteros usam sistema criado por Santos Dumont

Excentricidades assim fizeram de Santos Dumont uma figura que, por vezes, parece mais folclórica do que genial. Mas, na construção do 14-BIS, o inventor se valeu de um impressionante rigor científico ¿ a tal ponto que, até hoje, os helicópteros usam um sistema de fixação de hélices criado por ele. Apaixonado por fotografia, o mineiro também registrava o passo-a-passo de suas criações, como fica claro em fotos doadas pela família ao Museu Aeroespacial, no fim do ano passado, e que estão sendo restauradas para poderem ser exibidas.