Título: GRUPO VAI CONSTRUIR CINCO RÉPLICAS DO 14-BIS
Autor: Letícia Helena
Fonte: O Globo, 05/06/2005, O País, p. 15

Para festejar centenário do primeiro vôo, fãs de Dumont planejam montar aviões idênticos ao original para doar a museus

Com bambu da China, seda do Japão e tecnologia de motores francesa, um grupo de brasileiros quer botar no ar um sonho verde-e-amarelo: construir cinco réplicas perfeitas do 14-BIS para serem entregues aos maiores museus de aviação do mundo, em 2006, quando se completam cem anos do primeiro vôo oficial de Santos Dumont. Polêmicas com os Irmãos Wright à parte ¿ os americanos insistem em creditar a seus compatriotas a paternidade da aviação ¿ o feito pioneiro do mineiro Alberto Santos Dumont será lembrado numa série de eventos a partir de novembro deste ano, organizada por admiradores do inventor que estão fazendo decolar o projeto ¿14-BIS ¿ Centenário¿.

¿ Os mais importantes museus do mundo não têm réplicas do 14-BIS porque, até hoje, não foram feitas cópias nos mesmos padrão, técnica e material originais. Por isso, queremos fazer os aviões idênticos ao elaborado por Santos Dumont, para que possam ser expostos em instituições como o Musèe de l`Air, na França, e o Smithsonian Institution, nos Estados Unidos ¿ diz o coordenador do projeto, João Henrique Barone Reis e Silva, informando que cada réplica custará cerca de R$400 mil.

A lista de homenagens inclui uma exposição destinada ao público jovem, que viajará por todo o país; um programa infantil de TV e um concurso nacional para escolher o nome da mascote do projeto, uma ave usando o tradicional chapéu de abas desabadas do pioneiro da aviação. Pelo site www.14biscentenario.com.br, que entra no ar amanhã, será possível acompanhar o passo-a-passo do projeto.

Na música e na dança, mais homenagens a Dumont

Os organizadores também convidaram a coreógrafa Deborah Colker para fazer um balé de nome ¿14-BIS¿. Já o músico Egberto Gismonti está encarregado de preparar um concerto inspirado em Dumont. O projeto ¿14-BIS ¿ Centenário¿ prevê ainda a produção de um curta-metragem baseado em cartas do inventor e de um cordel ¿ que deverá ser mostrado em primeira mão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E, além das cinco réplicas do avião, o grupo fará cinco cópias do motor Antoinette, que transformou o 14-BIS no aparelho mais pesado do que o ar a se sustentar em vôo.

Tantas homenagens são fruto da paixão do brigadeiro Araguaryno Cabrero dos Reis, do físico Henrique Lins de Barros, do museólogo Marco Aurélio Caldas, dos arquitetos Joacyr Lira Esteves e Ana Moraes, do instrutor de simuladores Edson Chaves Pinto, do administrador de projetos Edgard Salles Jr. e do próprio Barone.

¿ Santos Dumont foi mais do que o inventor do avião. Ele mudou o mundo, encurtando as distâncias entre os povos. Talvez seja o maior herói brasileiro ¿ derrama-se Barone.