Título: TRE decide investigar casas a R$ 1
Autor: Daniela Name
Fonte: O Globo, 20/10/2004, O país, p. 4

A juíza eleitoral de Campos, Maria Tereza Gusmão, determinou ontem que fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) investiguem o cadastramento feito na cidade pelo governo estadual para o programa Morar Feliz. A Secretaria estadual de Habitação lançou anteontem as inscrições para o programa, que oferece casas a R$ 1 por mês para a população carente. O TRE pretende averiguar se há uso eleitoral do cadastramento, que se estenderá até o dia 28, três dias antes do segundo turno da eleição municipal. Os fiscais deverão entregar à juíza, até sexta-feira, um relatório sobre o cadastramento, com informações sobre a necessidade ou não do recadastramento no município. Uma pesquisa prévia cadastrou 16 mil interessados. Para garantir a casa própria, o pré-requisito básico é que o interessado receba até três salários-mínimos.

O cadastramento continuou ontem nos distritos do município (Travessão, Santa Maria e Morro do Coco). De acordo com o governo do estado, há unidades habitacionais do Morar Feliz sendo construídas em outros municípios. Neste momento, no entanto, o cadastramento está ocorrendo somente em Campos. Quando esteve na cidade anteontem, o secretário estadual de Habitação, Fernando Avelino, afirmou que o cadastramento está sendo feito agora para que haja tempo suficiente de cumprir o cronograma do projeto. A distribuição das casas em Campos está prevista, porém, apenas para 2006.

O cadastramento para o Morar Feliz começou na gestão Anthony Garotinho. O ex-vice-presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab) Rubem Corveto, que assumiu o cargo no governo Benedita da Silva ¿ sucessora de Garotinho ¿ disse que havia 700 mil fichas com dados de interessados em casas populares lotando três salas de um prédio do governo estadual no Centro do Rio

¿ Só em Campos, havia mais de 30 mil inscritos. Todos os dados estavam entulhados lá ¿ disse Rubem, que hoje é assessor do ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias.