Título: MAIS DE UM QUINTO DAS AVES ESTÁ AMEAÇADO
Autor:
Fonte: O Globo, 05/06/2005, Meio Ambiente, p. 42

Relatório da BirdLife diz que 1.212 espécies podem desaparecer

JOHANNESBURGO. Mais de um quinto de todas as espécies de pássaros do planeta está ameaçado de extinção em algum grau. A principal causa, apontam cientistas, é o avanço contínuo de populações humanas em áreas anteriormente ocupadas apenas pelos animais e a conseqüente introdução de espécies predadoras. A notícia foi divulgada por cientistas às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje.

Os dados foram apresentados pela ONG especializada em pássaros BirdLife International em seu relatório anual. Segundo o documento, embora existam histórias de sucesso sobre espécies que reapareceram ou cujas populações foram recuperadas, a situação geral está piorando em todo o mundo.

¿O número total de espécies de pássaros consideradas ameaçadas de extinção é, atualmente, de 1.212. Se somarmos este número ao de espécies que estão próximas dessa categoria, teremos um total de 2.000 espécies em perigo ¿ mais de um quinto das 9.775 espécies do planeta¿, informou a BirdLife.

Diversas espécies de aves originárias da Europa aparecem na lista pela primeira vez, a maior parte delas vive na região entre a Turquia e a Rússia, onde a atividade predatória e os problema ambientais são mais intensos.

ONG diz que 179 espécies estão em risco iminente

Segundo a BirdLife, 179 espécies listadas no relatório estão classificadas como em estado crítico, com risco iminente de desaparecimento. Nesta lista está incluído o bullfinch dos Açores, um espécie rara de passarinho cantor e que vivia em quase toda região mediterrânea. Segundo estimativas, existem menos de 300 deles em todo o continente. Os cientistas tentam, sem êxito, que a espécie se reproduza em cativeiro.

Mas o relatório aponta também boas notícias. Uma delas é o reaparecimento de uma espécie de pica-pau, nativa dos Estados Unidos, e que estava desaparecida há décadas e prestes a ser considerada extinta.

Nas Ilhas Seychelles, uma espécie de pintarroxo, que em 1965 estava reduzida a 12 indivíduos teve sua população aumentada para 130 animais graças a uma campanha de preservação.

¿ Exemplos de progressos são vistos em várias partes. Mas as notícias ruins, ainda prevalecem. Os problemas ambientais e a atividade predatória são os grandes inimigos das aves. É preciso que os governos tomem medidas para conter esses problemas, antes que milhares de espécies desapareçam e comprometam todo o equilíbrio ecológico do planeta ¿ disse Eduard Cook, diretor de comunicação da ONG BirdLife.