Título: UM ESPAÇO RESERVADO SÓ PARA A GAROTADA
Autor: Mànya Millen
Fonte: O Globo, 04/06/2005, Prosa & Verso, p. 2

Armazoom terá livros, CDs, DVDs, games, shows e oficinas para crianças até 12 anos

Teoricamente o foco do Armazoom, que será inaugurado no próximo dia 11, às 17h, no Botafogo Praia Shopping, é o público infantil e infanto-juvenil, aquele que engloba, também teoricamente, crianças de 0 a 12 anos. Teoricamente porque, na prática, o espaço cultural idealizado pela designer Valéria London pode acabar conquistando fãs um poucos mais velhos, já que vai reunir livros, CDs, DVDs, games, além de um bistrô e palco para shows e eventos, com área reservada para um DJ. À frente do espaço múltiplo e inédito, irmão mais novo do Armazém Digital, Valéria reconhece que as fronteiras entre as diversas idades estão cada vez mais fluidas e, por isso, talvez os adolescentes também possam acabar encontrando ali um recanto para eles.

¿ A garotada hoje está muito esperta e na sessão de CDs, por exemplo, teremos também muito rock e hip hop ¿ conta Valéria, que enxergou uma grande lacuna nesse mercado cultural dirigido aos jovens. ¿ Estamos planejando muitas atividades, desde oficinas e cursos de fotografia e teatro, por exemplo, até contadores de histórias e shows de música, em horários bem diferenciados para cada faixa etária. O fundamental é que as crianças se sintam confortáveis. A idéia é ser um centro cultural com intercâmbio entre os vários saberes, sem barreiras. Queremos trabalhar com o repertório deles a partir do repertório deles.

Denise Schittine, gerente geral do Armazoom, acha que os primeiros dias serão fundamentais para que o perfil do empreendimento seja definido.

¿ Vamos sentir no dia-a-dia qual é o nosso público, mas como teremos muitos quadrinhos, mangás, coisas que os mais velhos adoram, acho que eles vão invadir essa praia sem problema ¿ diz Denise.

O Armazoom dará um tratamento todo especial aos livros, além das sessões de autógrafos. Valéria pretende trabalhar diretamente com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil na hora de selecionar os títulos e programar eventos. Uma oficina de criação e editoração vai permitir que as crianças façam seus próprios livros, misturando técnicas artesanais com a alta tecnologia de impressão usada no Armazém Digital.

¿ A criança vai descobrir que o computador serve para fazer várias coisas, inclusive livros. Talvez isso torne o hábito da leitura mais gostoso ¿ observa Valéria.

Através de terminais de computador o leitor curioso também terá acesso ao acervo digital de mais de 1,2 milhão de títulos do Armazém Digital, disponíveis para impressão. (M.M.)