Título: MUTIRÃO RECOLHE 2 TONELADAS DE LIXO
Autor: Ana Wambier
Fonte: O Globo, 06/06/2005, Rio, p. 9

Cerca de 250 pessoas participaram do trabalho de limpeza no Cosme Velho

Cerca de duas toneladas de lixo foram recolhidas no Cosme Velho, durante o 3º Mutirão de Limpeza e Conscientização do bairro. Participaram da coleta cerca de 250 pessoas, entre moradores, estudantes, escoteiros, comerciantes e funcionários do Trem do Corcovado. O mutirão, que teve apoio da Comlurb e da prefeitura, fez parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.

O trabalho de limpeza começou às 8h, em frente à Igreja São Judas Tadeu. O médico Sérgio Castiglione, diretor da Associação de Moradores do bairro e integrante da Rede Social do Cosme Velho ¿ entidade criada para diminuir os índices de violência e promover ações sociais no local ¿ disse que o mutirão foi dividido em quatro grupos. Um deles permaneceu na praça e, além de centralizar a coleta do lixo, distribuiu panfletos e mudas de ipês, pitangas, palmeiras e ingás cedidas pelo Horto da Secretaria municipal do Meio Ambiente.

Estudantes fazem campanha por limpeza com turistas

Depois das 13h, foram realizadas atividades recreativas, como shows de chorinho, apresentação de grupos circenses e rodas de capoeira.

¿ Nossa atividade está sendo um sucesso. O último mutirão, há seis meses, reuniu 12 pessoas. Estamos impressionados com a mobilização ¿ afirmou Castiglione.

Segundo ele, dois grupos subiram em direção à estrada de ferro Trem do Corcovado. O primeiro deles, formado por alunos da Cultura Inglesa, permaneceu na estação e dentro dos bondinhos informando aos turistas sobre as atividades ligadas ao meio ambiente. Outro grupo, de 30 pessoas, liderado pelo produtor cultural Luiz Vicente Ramos, subiu a pé para fazer a limpeza das encostas entre a segunda e a terceira parada do trem, apoiado por funcionários da estação. Segundo os participantes, a maior parte do lixo recolhido ¿ papéis e copos de plástico ¿ é jogada pelos passageiros dos bondinhos.

¿ Já encontramos até carcaça de geladeira nessa encosta na última limpeza. Dessa vez, a maior parte do lixo é de copos e garrafas de plástico. Aos turistas, os alunos estão explicando em inglês a importância do Rio Carioca, que nasce na encosta do Cosme Velho e termina no Aterro do Flamengo ¿ contou o médico e diretor da Associação de Moradores do Cosme Velho.

Sujeira que chega ao Rio Carioca é recolhida

Um dos pontos mais críticos da região foi o Terminal de Ônibus do Cosme Velho e as cercanias do Largo do Boticário. Ali, foi recolhido, além de copos e quentinhas com restos de comida, todo o lixo que desce das comunidades dos Guararapes e Cerro Corá e acaba nas telas de proteção do Rio Carioca. A ação nesse local contou com a participação de funcionários da Fundação RioÁguas.