Título: LÍBANO: GRUPOS XIITAS VENCEM NO SUL
Autor:
Fonte: O Globo, 06/06/2005, O Mundo, p. 20

Coalizão pró-Síria Amal-Hezbollah ganha segunda fase das eleições

BEIRUTE. Os partidos libaneses xiitas Amal e Hezbollah, de orientação pró-Síria, venceram a segunda rodada (de um total de quatro) das eleições parlamentares realizadas ontem no sul do país. Os eleitores dessa região elegem 23 das 128 cadeiras do Parlamento.

A vitória pode ser entendida como um voto a favor do armamento das milícias anti-Israel. O exército israelense ocupou o sul do Líbano por 22 anos, até a retirada em 2000.

¿ Para defender o Líbano precisamos defender as armas ¿ afirmou o xeque Naeem Kassem, vice-líder do Hezbollah, grupo considerado organização terrorista por Washington. ¿ Hoje os sulistas disseram isso e a comunidade internacional precisa ouvir.

Aliança xiita teria obtido todas as 23 cadeiras

Segundo dados ainda não oficiais, a aliança Amal-Hezbollah teria obtido todas as 23 cadeiras em disputa, com mais de 80% dos votos. Os dois partidos apresentaram uma lista conjunta e apenas 45% dos eleitores foram às urnas. E seis dos 23 candidatos apresentados pela coalizão asseguraram uma vaga parlamentar por concorrerem sozinhos.

¿ Eu agradeço ao meu povo no grande sul por renovar a confiança na chapa e pela vitória de todos os candidatos ¿ disse Nabih Berri, líder do partido Amal e presidente do Parlamento há 13 anos.

Já Kassem disse que vai propor a Berri que permaneça na presidência do Parlamento.

Este é o primeiro pleito libanês que acontece sem a presença militar síria no país em 30 anos. No último domingo, os candidatos anti-Síria conquistaram todos os 19 assentos votados em Beirute, a capital do país. As eleições continuam no próximo domingo em Monte Líbano (região central do país) e Bekaa (no leste), encerrando no norte do país, no domingo seguinte.