Título: DA TROPA DE COLLOR A ALIADO DO PT
Autor: Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 07/06/2005, O País, p. 5

O hoje deputado federal e presidente do PTB Roberto Jefferson Monteiro Francisco, de 51 anos, iniciou sua vida pública como advogado no programa ¿O Povo na TV¿, na década de 80. Com a popularidade conquistada na televisão, elegeu-se para a Câmara dos Deputados, em 1982, pelo PTB.

Anos depois, foi um dos mais aguerridos militantes da tropa de choque do presidente Fernando Collor. Após o impeachment, Jefferson enfrentaria outra turbulência: em 1993, seu nome foi citado no esquema de propina na Comissão de Orçamento. Tanto que, no relatório final da CPI do Orçamento, o deputado fazia parte da lista de 14 parlamentares sobre os quais seria necessária maior investigação.

Após a eleição de Lula, Jefferson esqueceu as rusgas com os petistas ¿ chamados por ele de demônios ¿ e passou a negociar cargos. Com o crescimento da bancada, aumentou o nível de exigências e, para pressionar, começou a reclamar publicamente quando não era atendido. Mesmo assim, no ano passado fez aliança com o PT nas capitais.