Título: Perillo diz que avisou a Lula em maio de 2004
Autor: Enio Vieira
Fonte: O Globo, 07/06/2005, O País, p. 8
Governador de Goiás afirma ter contado ao presidente que dois deputados tucanos tinham recebido proposta de mesada
GOIÂNIA. O presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson, não teria sido o primeiro a alertar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre um suposto esquema de pagamento de mesada a parlamentares. O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), afirmou ontem que, há um ano e meio, avisou Lula. Segundo o governador, dois parlamentares do PSDB teriam recebido a proposta de recompensa financeira para ingressar em partidos da base. Perillo disse que governistas no Congresso teriam feito a proposta a dois tucanos de Goiás, mas ele não quis citar nomes:
¿ A proposta era para deixar o partido, sair do PSDB e ir para a base do governo por uma mesada de R$40 mil e mais R$1 milhão por ano, de bônus ¿ afirmou o governador, antes da abertura do projeto Agenda Goiás, no qual o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, faria uma palestra sobre perspectivas da economia .
Alerta ocorreu durante visita à fábrica
Perillo disse ter alertado Lula quando o presidente visitou uma fábrica em Rio Verde, no interior de Goiás. O encontro foi no início de maio de 2004. Segundo o governador, para abreviar o assunto, Lula teria dito se tratar de uma prática inventada por Sérgio Motta, ex-ministro das Comunicações no governo de Fernando Henrique. A conversa teria ocorrido no carro que transportou Perillo e Lula.
¿ Alertei o presidente de que estava tendo mesada no governo dele ¿ afirmou o governador de Goiás, lembrando que ainda insistiu sobre o tema com o presidente, sem sucesso.
Ao chegar à cerimônia, o governador conversou sobre a entrevista de Roberto Jefferson, com o prefeito de Goiânia, Íris Resende (PMDB). O diálogo foi ouvido pelos repórteres que acompanhavam o evento.
¿ Viu a entrevista? Eu disse que ir dar m... ¿ disse Perillo a Íris.
Em discurso, nova referência ao aviso ao presidente
Mais tarde, Perillo voltou a falar sobre a conversa com o presidente, no discurso de lançamento do Movimento Goiás Competitivo. Ele iniciou seu pronunciamento dizendo ter lido duas entrevistas importantes este ano, uma do empresário Jorge Gerdau e a de ontem, do deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson.
A deputada federal e atual secretária de Planejamento de Goiás, Raquel Teixeira (PSDB), confirmou a existência de uma proposta a dois parlamentares tucanos, mas também se recusou a revelar os nomes.
¿ Esta história (a entrevista de Roberto Jefferson) revela o quanto o Brasil está na contramão. O caso da mesada foi dito por mim ao presidente quando ele esteve na Perdigão ¿ reafirmou Perillo, em seu discurso para uma platéia de 200 pessoas.