Título: SEVERINO ADMITE CPI DO MENSALÃO
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 07/06/2005, O País, p. 10

FORTALEZA. O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), disse ontem que poderá ser instalada uma CPI para apurar a denúncia do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de que deputados da base aliada receberiam mensalão em troca de apoio ao governo. Para ele, a investigação deverá ficar restrita à Corregedoria da Casa. Severino disse que vai pedir ajuda à Polícia Federal e ao Ministério Público.

Para Severino, essa poderá ser a pior crise política do governo Lula se não houver esclarecimento e punição dos envolvidos:

¿ Todos os parlamentares devem se conscientizar que não podemos ficar à mercê das denúncias de um e de outro deputado, seja com sua mente sadia ou não.

Severino: Jefferson tem problemas psíquicos

Para o presidente da Câmara, o autor da denúncia, deputado Roberto Jefferson, está com problemas psíquicos.

¿ Ele está precisando fazer tratamento psíquico porque dificilmente vai provar as informações. Se tiver falando a verdade, pode ter prevaricado ao ter omitido a informação ¿ disse.

Severino disse que desconhecia o mensalão, não acreditava nas denúncias e preferiu atribuí-las a um estado de desespero de Jefferson.

¿ É uma ignomínia. O deputado Jefferson, por estar nesse desespero, está jogando pedras em todos. Não acredito (na denúncia). Como não acredito nas acusações que estão fazendo contra ele (Jefferson).

Severino recomendou calma a Lula:

¿ O presidente não vai ficar engasgado com pouca coisa. Não é para ele ficar perturbado.

À noite, endureceu:

¿ Não colocarei obstáculos para o presidente Lula naquilo que ele defender a sociedade brasileira. Mas corrupção comigo é na cadeia.