Título: AMIGO DE JEFFERSON DEIXA ELETRONORTE
Autor: Maria Lima e Toni Marques
Fonte: O Globo, 07/06/2005, O País, p. 16

Roberto Salmeron, do PTB, nega fazer parte de esquema de coleta de verbas

BRASÍLIA. O presidente da Eletronorte, Roberto Garcia Salmeron, amigo e correligionário do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), entregou o cargo ontem. Ele disse que pediu exoneração por orientação do partido de ambos, o PTB. O governo aceitou prontamente a demissão.

Por correio eletrônico, logo cedo, Salmeron convocou os funcionários para estarem no auditório da empresa às 11h. Os servidores das unidades que ficam fora de Brasília acompanhariam via teleconferência.

Num discurso inflamado, que durou quase uma hora, ele anunciou que estava deixando o cargo em decorrência da crise deflagrada pelas denúncias de corrupção envolvendo o PTB. Em seguida, disse que estava seguindo uma decisão do partido:

¿ Eu faço parte do PTB. O PTB resolveu entregar os cargos. Todos os empregados indicados estão deixando os cargos ¿ explicou Salmeron.

Apontado como o homem de Jefferson na Delegacia Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, o delegado Henrique Barbosa Pinho e Silva também se demitiu ontem. Ele foi indicado por Jefferson em 2003 depois de o Palácio do Planalto vetar dois outros nomes apresentados pelo presidente do PTB: os ex-delegados Luiz Edmundo Rezende e Milton Steinbruck.

Roberto Salmeron disse que sai do comando da Eletronorte de ¿alma limpa¿ e com a certeza de que sua gestão foi baseada nos princípios da honestidade.

¿ Eu cheguei aqui pensando em custos. Reduzi viagens desnecessárias, compras de viaturas desnecessárias ¿ afirmou.

O engenheiro, que desde governos anteriores vem sendo indicado pelo PTB para postos-chave em estatais, como a vice-presidência dos Correios no governo Fernando Henrique, afirmou que sua demissão também tinha o objetivo de poupar a Eletronorte da crise que atinge o governo.

¿ A Eletronorte é maior do que eu e tem que sair da crise. E a crise sou eu. O presidente da Eletronorte é que é indicado pelo PTB.

Salmeron diz ser apenas um técnico, um profissional

Citado por Maurício Marinho, o ex-chefe de Contratação dos Correios flagrado pedindo dinheiro a empresários para o PTB, Salmeron negou que faça parte de um esquema destinado a arrecadar fundos para o partido. Segundo Marinho, Roberto Salmeron seria um dos homens que, no governo, agiam a mando de Roberto Jefferson para coletar verbas.

¿ Não existe isso. O Marinho falou e já desmentiu tudo na Polícia Federal. Eu sou um técnico, um profissional ¿ defendeu-se.