Título: EX-GOLEIRO É PRESO EM OPERAÇÃO CONTRA TRÁFICO
Autor:
Fonte: O Globo, 07/06/2005, O País, p. 17

Policiais civis de São Paulo prendem 52 pessoas e desmontam quadrilha após oito meses de investigações

SÃO PAULO. Uma operação do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil de São Paulo ontem de manhã levou à prisão de 52 pessoas ligadas a uma quadrilha envolvida com o tráfico de drogas. Um dos envolvidos é o ex-goleiro Edinho, filho de Pelé. De acordo com o diretor do departamento, Ivaney Cayres de Souza, o ex-jogador será indiciado por associação ao tráfico.

¿ O Edinho, infelizmente, se inclui entre os que serão indiciados por associação ao tráfico. Temos todo o organograma da quadrilha liderado pelo Naldinho ¿ afirmou Cayres de Souza.

Foram oito meses de investigação até que a operação batizada Indra, numa referência ao herói da mitologia grega que caça dragões, chegasse à prisão de Ronaldo Duarte de Freitas, o Naldinho, proprietário de uma revendedora de carros em Santos e tido como líder de uma quadrilha de tráfico de drogas na Baixada Santista, com ligações com facções do Rio e de São Paulo. A operação envolveu 70 policiais e foram apreendidos 11 veículos e armamentos. Na delegacia, Naldinho tentou agredir jornalistas.

Edinho já se envolveu em acidente com vítima fatal

Edinho foi preso em seu apartamento, em Santos, por volta da 11h, e seguiu algemado para a sede da divisão de narcóticos, no Butantã, na Zona Oeste. Os investigadores chegaram ao nome do ex-goleiro por meio de escutas telefônicas ¿ cerca de 120 ligações foram rastreadas. Se condenado, Edinho pode pegar de três a 10 anos de prisão.

Não é a primeira vez que o filho de Pelé se envolve em problemas com a Justiça. Em 1999, Edinho e o motorista Marcílio Melo foram condenados a seis anos de prisão em regime semi-aberto pela morte do aposentado Pedro Pereira Simões, ocorrida em outubro de 1992. Na ocasião, a moto da vítima foi atingida pelo carros dos acusados, durante um pega em Santos. Em setembro passado, a 2ª Câmara Criminal de Férias do Tribunal de Justiça de São Paulo anulou a sentença, por e ele deve passar por novo julgamento.