Título: Pesquisa indica que Kerry está à frente de Bush em estados indecisos
Autor:
Fonte: O Globo, 20/10/2004, O Mundo, p. 31
Uma pesquisa divulgada ontem pelo ¿Washington Post¿ indicou que o presidente George W. Bush tem garantidos 197 votos do Colégio Eleitoral; e seu adversário, o senador John Kerry, 168. Para se eleger presidente dos EUA são necessários no mínimo 270 votos. Mas a vantagem de Bush é relativizada quando a mesma pesquisa indica que nos 13 estados considerados indecisos ¿ que representam 173 votos ¿ Kerry está à frente dele, com 50% contra 46%.
Os dois candidatos à Casa Branca têm concentrado seus esforços de campanha nesses 13 estados. Ontem, ambos estiveram na Flórida ¿ onde a votação já foi iniciada. Kerry iria ainda à Pensilvânia e a Ohio. Esses três estados são considerados os mais cruciais: somam 68 votos. E as duas campanhas se empenham para obter vitórias em pelo menos dois deles. Por isso mesmo, este é o trio de estados mais visitado pelos candidatos: 50 vezes por Bush e 66 por Kerry.
Entre os estados indecisos estão ainda Wisconsin, Iowa, Nevada, Novo México, New Hampshire, Minnesota e Colorado.
¿ Como em 2000, a disputa será decidida nos estados. E neste momento estamos diante de cinco a oito estados que decidirão esta eleição ¿ diz Matthew Streb, cientista político da Universidade Loyola Marymount, em Los Angeles, Califórnia.
Em 2000, Bush teve um pouco menos de votos do que Al Gore, mas venceu com estreita maioria no Colégio Eleitoral, o que evidencia a importância do voto estado a estado. No sistema americano, o vencedor num estado leva todos os votos correspondentes àquele estado no Colégio Eleitoral.
Segundo a pesquisa do ¿Post¿, Bush saiu da fase de debates na TV com uma ligeira vantagem (50%) sobre Kerry (47%), apesar de o desempenho do democrata ter sido considerado superior ao dele. Entretanto, a margem de vantagem do presidente diminuiu três pontos percentuais, em comparação ao resultado de uma pesquisa semelhante realizada dias antes do primeiro debate.
Candidatos lançam anúncios com parentes de vítimas do 11 de Setembro
Assessores dos dois candidatos têm acompanhado com atenção o resultado de pesquisas, procurando detectar tendências do eleitorado em estados específicos. Em geral, as pesquisas têm indicado um empate técnico entre Bush e Kerry. O presidente mantém ampla vantagem sobre seu adversário quando o tema é combate ao terrorismo. Mas é derrotado por ele quando os temas são economia e Iraque.
Os dois candidatos lançaram ontem anúncios com parentes de vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001, procurando comover os eleitores. Bush aparece junto a uma adolescente cuja mãe foi uma das quase três mil vítimas dos ataques. Já Kerry é visto com uma mulher que perdeu o marido nos atentados.
As pesquisas mostram que, assim como na eleição de 2000, os eleitores estão profundamente divididos em relação aos dois candidatos, sob o impacto do 11 de Setembro e da guerra no Iraque. Analistas afirmam que o debate sobre segurança nacional aumentou a divisão no país.
¿ Não é (uma divisão) em todos os temas, mas é muito significativa na maioria dos temas ¿ afirma Caroll Doherty, diretora do Centro de Investigações Pew.
É como se duas partes do país vissem mundos diferentes, indicam as pesquisas. Mais de três quartos dos democratas, por exemplo, consideram a guerra no Iraque um erro. Mas apenas 12% dos republicanos dizem o mesmo. Os eleitores de Bush tendem a ser homens, brancos, casados, ricos e freqüentadores de igrejas. O presidente também é popular entre aficionados por corridas de carro, investidores e militares. Já os democratas costumam atrair mais mulheres, minorias, pobres, solteiros, jovens e intelectuais. Kerry é popular entre moradores de grandes cidades, moradores de periferias de grandes cidades e não investidores.