Título: GUTIÉRREZ ABRE MÃO DE ASILO TERRITORIAL NO PAÍS
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 07/06/2005, O Mundo/ Ciencia e Vida, p. 33

Ex-presidente do Equador pode deixar Brasil quando quiser

BRASÍLIA. Pouco mais de um mês depois de enfrentar um dos mais difíceis processos de asilo político e territorial concedidos pelo governo brasileiro, o ex-presidente do Equador Lucio Gutiérrez decidiu renunciar ao benefício. Gutiérrez informou ontem ao Ministério da Justiça que abriu mão do status de asilado. A partir de agora, ele pode ir para onde quiser, deixar o Brasil e até mesmo voltar ao país.

¿Trata-se de decisão pessoal, sobre a qual o governo brasileiro não tem o que opinar. O senhor Lucio Gutiérrez está livre para deixar o Brasil no momento em que desejar, nada impedindo que retorne ao país, em qualquer tempo, na condição de turista¿, disse o Itamaraty em comunicado divulgado ontem.

Ex-presidente perde direito a asilo político

Para deixar o Brasil, Gutiérrez renunciou ao asilo territorial, concedido pelo Ministério da Justiça e considerado o passo mais importante para receber o asilo político do governo brasileiro. Com a concessão, o ex-presidente do Equador ¿ deposto pelo Congresso de seu país ¿ teria direito a permanecer no Brasil por dois anos. O prazo poderia ser prorrogado, dependendo de seu interesse. Mas Gutiérrez estaria impedido de exercer qualquer atividade política. Gutiérrez escolheu Brasília para viver com a mulher, Ximena, e a filha mais nova do casal, Viviana, de 15 anos. No mês passado, entretanto, as duas resolveram sair do país e voltar a Quito, deixando-o sozinho.