Título: 'Não vamos acobertar ninguém', diz Lula
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 08/06/2005, O País, p. 3

Presidente diz que levará investigações sobre corrupção no governo e no Congresso até as últimas conseqüências

Em sua primeira manifestação depois do surgimento das acusações de corrupção envolvendo o governo e sua base de apoio no Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o governo vai investigar "até as últimas conseqüências" as denúncias. Lula prometeu cortar na própria carne, se for necessário. O presidente disse que não quer prejulgar ninguém, mas ressaltou que o que está em jogo não é apenas um grupo de parlamentares, ministros ou funcionários públicos, e sim a respeitabilidade das instituições do país. Num recado direto aos parlamentares, Lula disse que o Congresso não pode estar "sujeito à compra".

- Independentemente do uso eleitoral que alguns estejam fazendo das denúncias, quero deixar claro que o meu governo levará as investigações até as últimas conseqüências. Para isso, jurei a Constituição do Brasil, por isso, sou o principal guardião das instituições deste país. Estou plenamente consciente de minhas atribuições como primeiro mandatário e como funcionário público número um do país. Tenho sobre meus ombros responsabilidades que vão mais além da preservação das instituições - disse Lula, na abertura do IV Fórum Global de Combate à Corrupção, promovido pela ONU.

Num discurso de 36 minutos, Lula intermediou trechos lidos com improvisos e frases de efeito. O presidente disse que tomou a decisão de demitir as diretorias dos Correios e do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) mas as investigações não serão suspensas.

- Tenho uma biografia a preservar, um patrimônio moral, uma história de décadas em defesa da ética na política. Por isso, não iremos acobertar ninguém, seja quem esteja envolvido. Digo que cortaremos na própria carne, se necessário. Sem prejulgar ninguém e respeitando o direito a se defender, mas não vamos vacilar um segundo na defesa do interesse da coisa pública - disse Lula, sendo aplaudido. - O que está em jogo não são alguns parlamentares, funcionários, ministros. O que está em jogo é a respeitabilidade de nossas instituições, das quais sou o principal guardião.

Ele anunciou que o governo apoiará as investigações feitas pelo Congresso, em referência às CPIs dos Correios, ressaltando que o Legislativo saberá ser equilibrado. Apesar do discurso de que o governo está combatendo a corrupção, Lula encerrou sua fala admitindo que é muito difícil acabar com o problema, porque ele é crônico.

Corrupção é doença crônica, diz Lula

O presidente se referiu várias vezes a parlamentares que estavam no auditório. Usou frases de efeito aplaudidas pela platéia de funcionários.

- O governo está investigando e não se opõe, ao contrário, estimulará que o Poder Legislativo desenvolva suas investigações com o equilíbrio que sabemos possuir o Congresso. Este Congresso que não pode estar sujeito à compra. Quero insistir: este Congresso que não pode, de forma nenhuma, estar sujeito à compra - disse Lula, enfático.

Apesar de dizer que combaterá sem trégua a corrupção, Lula admitiu que ela é uma "doença crônica" e que não tomará medidas pirotécnicas para acabar com o problema só por ser ano pré-eleitoral.

- Não serão panacéias que nos ajudarão a enfrentar problemas que se arrastam por décadas, quando não séculos. Uma reforma política é imprescindível e urgente - disse Lula.

- Há muitos discursos e manchetes e o resultado é pouco. No Brasil, fomos mais longe. Este país já fez o impeachment de um presidente da República há pouco tempo, juiz já foi preso, delegado também é preso. E a solução para combater a corrupção significa mais democracia, mais vontade política, mais determinação.

Lula elogiou o o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, as operações da Polícia Federal e o procurador-geral da República, Claudio Fonteles.

"Independentemente do uso eleitoral que alguns estejam fazendo das denúncias, o meu governo levará as investigações até as últimas conseqüências"

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Legenda da foto: LULA NO FÓRUM de Combate à Corrupção: "Sou o principal guardião das instituições deste país. Estou plenamente consciente de minhas atribuições"