Título: 'PT vai à ofensiva para se defender', alega Genoino ao anunciar o recuo
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 08/06/2005, O País, p. 4

Petistas aceitam CPI dos Correios mas não querem uma sobre o mensalão

SÃO PAULO. Se não pode com eles, junte-se a eles. A cúpula petista cumpriu o ditado ao pé da letra ontem ao anunciar finalmente o apoio do partido à CPI dos Correios. O PT chegou a ameaçar de expulsão 12 deputados que assinaram o requerimento há duas semanas.

Segundo o presidente do partido, José Genoino, a mudança de posição foi provocada pelas denúncias feitas pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Mesmo assim, o partido continua contra a investigação pelo Congresso do suposto mensalão pago pelo PT a deputados do PP e do PL.

Apoio à CPI dos Correios faz parte da reação do PT

Genoino disse que o apoio do PT à CPI dos Correios faz parte da reação do partido às denúncias de corrupção:

- O PT vai para a ofensiva para se defender perante seus filiados, militantes e eleitores. Diante das mentiras, vamos para a ofensiva. Vamos atuar na CPI, se ela for instalada, cumprindo dois objetivos: investigação e disputa política.

Genoino anunciou o recuo petista em entrevista coletiva, ontem, na sede do partido, ao lado do secretário de Comunicação, Marcelo Sereno.

- Comunicamos que a bancada vai votar na Comissão de Constituição e Justiça a favor da CPI com objetivo determinado em relação às denúncias de irregularidades nos Correios, e está disposta a indicar seus membros - disse Genoino.

O presidente do PT tentou se esquivar das perguntas sobre a posição do partido em relação ao mensalão até admitir a estratégia adotada:

- Em relação ao mensalão a bancada já adotou com os aliados a decisão de mandar as denúncias para a Corregedoria da Câmara.

Genoino também deu sinais de que o PT pretende manter sua posição em relação aos 13 parlamentares que assinaram o pedido da CPI dos Correios:

- Hoje esses parlamentares poderiam reavaliar algumas coisas que disseram contra a bancada e contra o partido. Que este dia de hoje seja para eles uma lição.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) chegou a ser excluído da chapa do Campo Majoritário para o processo de eleição que escolherá a nova direção petista em setembro. Durante 20 dias, o PT não poupou esforços para enterrar a CPI. Agora, a considera um mal menor.

O presidente do PT classificou de "tática do gambá" as denúncias de Jefferson:

- Ele tenta espalhar mau cheiro para todo mundo para ver se fica todo mundo igual.

Executiva nacional do partido se reúne hoje

Hoje a executiva nacional do partido se reúne para formalizar a posição. Anteontem à noite, Genoino ouviu os integrantes da executiva além dos dirigentes dos 27 estados e capitais antes de tomar a decisão. O Diretório Nacional do PT deve se reunir neste fim de semana ou no próximo para avaliar o efeito das denúncias. Seria o início da reação para mobilizar as bases do partido.

Genoino confirmou também que PTB, PP e PL continuam na base do governo e no arco de alianças do PT para as próximas eleições e reafirmou a confiança no tesoureiro do partido, Delúbio Soares.

DEFESA DAS CONTRADIÇÕES

A tentativa do PT de se defender de um dos piores ataques sofridos em 25 anos de história apresenta uma série de contradições. A primeira diz respeito ao secretário de Finanças do partido e tesoureiro da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência em 2002, Delúbio Soares. Ele é acusado de pagar mesadas a deputados de partidos aliados.

Não é a primeira vez que a honestidade de Delúbio é questionada. O partido saiu em defesa do dirigente e afirma que não existe mensalão. Mas não tem elementos concretos para fazer a afirmação, já que as denúncias nunca foram investigadas.

Outra contradição diz respeito às causas que levaram o deputado Roberto Jefferson a acusar Delúbio. Anteontem, vários petistas disseram que Jefferson disparou contra o PT porque estaria se sentindo isolado politicamente. A versão esbarra na cronologia.

Segundo os próprios dirigentes, Jefferson ficou isolado nas últimas semanas, depois das denúncias de irregularidades nos Correios e no IRB. Mas o deputado fez os primeiros relatos sobre o mensalão ainda no ano passado.

Além disso, as versões do PT e do governo para o episódio não coincidem. Na manhã de anteontem, o PT emitiu uma nota afirmando que "foi com surpresa" que recebeu a denúncia sobre o mensalão. À tarde, o ministro Aldo Rebelo confirmou que Lula foi alertado por Jefferson em março. Ontem, o próprio Genoino admitiu que soube da denúncia em novembro.

O PT também se contradiz ao defender a apuração do mensalão na Corregedoria da Câmara. Segundo o partido, o órgão interno do Congresso é capaz de averiguar a denúncia. Mas a Corregedoria já apurou o caso no ano passado e arquivou o processo.

Legenda da foto: O PRESIDENTE do PT, José Genoino, anuncia o apoio à CPI dos Correios