Título: OLÍVIO: PT PAGA PELAS 'MÁS COMPANHIAS'
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 08/06/2005, O País, p. 10

'Não podemos compactuar com uma conduta desqualificada de um parceiro'

PORTO ALEGRE. O ministro das Cidades, Olívio Dutra, disse ontem em Porto Alegre que o presidente Lula tem de tomar cuidado com as más companhias que o governo foi obrigado a aceitar em nome da governabilidade. Disse que todos os envolvidos em corrupção precisam ser punidos exemplarmente, mesmo se forem do PT.

- Está evidente aí o que e quem são as más companhias - disse Olívio, que participou da 2ª Conferência Estadual das Cidades.

"Não podemos compactuar com conduta desqualificada"

O ministro não quis citar nomes nem se manifestar sobre o presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson.

- Nós, o governo Lula, o meu partido, o PT, estamos pagando um preço alto pelas companhias que tivemos que ter nesse processo, uma vez que o presidente não foi eleito com maioria no Congresso. Então, por causa dessa relação, que é democrática, temos situações como esta. Nós não podemos nos deixar contaminar por esse tipo de companhia - disse Olívio, respondendo a uma pergunta se Jefferson tem condições para continuar sendo aliado do PT.

Para o ministro das Cidades, há companhias que não servem ao PT, por destoarem de seus padrões éticos.

- Não podemos compactuar com uma conduta desqualificada de qualquer que seja o parceiro -- acrescentou Olívio Dutra, defendendo mais cuidado com o processo de alianças. - Há companhias que não nos servem, porque não estão sintonizadas com a nossa conduta com relação à ética, com o respeito à coisa pública e com uma conduta que é de prestar contas permanentes para a sociedade e a cidadania.

Segundo ele, existem "companhias que se agregam para tentar tirar proveito e fazer a velha política do toma-lá-dá-cá".

- Há partidos que têm formação que não é a mesma nossa, mas também não podemos pensar num país de partido único. Então nós, do PT, não podemos deixar nos contaminar por más companhias.

O ministro defendeu uma investigação completa das denúncias, com punição de petistas que possam estar envolvidos.

- Quem quer que esteja envolvido com o mau uso do dinheiro público ou coletivo deve ser punido.

Mas disse que a CPI dos Correios não pode ser usada "como nicho de aproveitamento pessoal de quem quer que seja".

- Esperamos que esta seja uma CPI séria, que faça o que deve ser feito, reforçar o trabalho do governo, que já vem punindo e prendendo os ladrões, os culpados e os safados. Que nenhuma CPI possa ser palco para promoção pessoal de quem quer que seja.

Legenda da foto: OLÍVIO DUTRA: "Está evidente aí o que e quem são as más companhias"