Título: ESCÂNDALO REPERCUTE NO EXTERIOR
Autor: Janaina Figueiredo e Ciça Guedes
Fonte: O Globo, 08/06/2005, O País, p. 11

Jornais de Argentina, EUA e Grã-Bretanha destacam efeitos financeiros da crise política

BUENOS AIRES e RIO. O escândalo desencadeado pela denúncia feita pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) foi divulgado pelos principais jornais argentinos ontem. "Escândalo no Brasil: afirmam que o PT subornou legisladores aliados", noticiou o "Clarín", jornal mais importantes do país, que dedicou uma página inteira à crise política que assola o governo Lula. O jornal destacou o fato de que o governo foi informado sobre a denúncia em janeiro passado. "Este escândalo está relacionado, em grande medida, às características da coalizão de Lula, que exige do governo a entrega de cargos a aliados de outros partidos, mesmo às custas de perder o controle das empresas estatais", afirmou o jornal argentino, que destacou ainda outros casos de corrupção no governo, entre eles o dos Correios.

O "Página 12", vinculado ao presidente Néstor Kirchner, publicou a reportagem "Efeito bumerangue de corrupção". O "La Nación" estampou "Lula abalado por um escândalo de corrupção", com a informação na primeira página. "Uma tempestade política que provocou o desabamento dos mercados financeiros ocorreu ontem no Brasil, depois que um legislador aliado do governo acusou o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter pagado mesadas a deputados em troca de apoio", disse o "La Nación".

As edições impressas de ontem dos principais jornais da Europa e dos Estados Unidos também noticiaram o escândalo. O britânico "Financial Times" deu destaque às reações do mercado financeiro: "A Bolsa de Valores de São Paulo caiu mais de 4% no início da tarde, enquanto o real desvalorizou-se mais de 1% em relação ao dólar. (...) Os investidores temem que as últimas acusações possam agravar um ambiente político já hostil que paralisou a agenda governamental de reformas econômicas."

O americano "Wall Street Journal" publicou a reportagem "Denúncias de corrupção atingem partido dirigente do Brasil", na qual afirma que um legislador acusou o PT de pagar o equivalente a US$10 mil por mês a congressistas em troca de apoio no político. O "WSJ" relata o impacto da crise política no mercado financeiro e lembra que, quando o ex-presidente Fernando Collor perdeu todo o apoio político, no processo de impeachment, Jefferson ficou com ele "até o último minuto".

(*) Correspondente