Título: Corrupção é maior fonte de lavagem de dinheiro
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 09/06/2005, O País, p. 13

Crime supera tráfico de drogas

BRASÍLIA. Crime que está no epicentro da crise política instalada no país, a corrupção é responsável por 70% de todo o dinheiro lavado por brasileiros. A estimativa é do ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), especialista em crimes financeiros. O número tem por base os processos que tramitam nas varas federais especializadas.

Segundo o ministro, casos recentes investigados pelas autoridades brasileiras, como o propinoduto, no Rio, e o esquema desmantelado pela operação Farol da Colina, da Polícia Federal, reforçam o cálculo e põem abaixo a antiga idéia de que o tráfico e o contrabando de armas seriam as principais fontes da lavagem de dinheiro no Brasil.

O ministro participou ontem do IV Fórum Global de Luta Contra a Corrupção, promovido em Brasília pela ONU. Ele defendeu maior cooperação entre os diferentes órgãos que lidam com crimes financeiros: polícias, Ministério Público, Receita Federal e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), ligado ao Ministério da Fazenda. Para ele, esses órgãos ainda relutam em compartilhar informações.

- Sabemos que esse não é um hábito. Os diferentes órgãos guardam informação para si, até porque informação é poder. Mas sem cooperação não teremos eficácia no combate à lavagem de dinheiro - observou Dipp.

Especialistas estimam que brasileiros tenham hoje US$200 bilhões depositados no exterior, cifra que inclui dinheiro legal e ilegal. Embora o país tenha acordos de cooperação para investigação de remessas suspeitas, o rastreamento tem se mostrado uma tarefa difícil: segundo Dipp, das cartas rogatórias enviadas a outros países pelo Brasil, apenas 30% são respondidas. A grande maioria dos 70% restantes são simplesmente ignoradas.

Legenda da foto: DIPP ESTIMA que 70% do dinheiro lavado é fruto de corrupção