Título: PREÇO DO PETRÓLEO RECUA MAIS DE 2%
Autor: Patricia Eloy
Fonte: O Globo, 09/06/2005, Economia, p. 29

Cotações oscilam durante o dia com relatório sobre estoques nos EUA

NOVA YORK. Os preços do petróleo oscilaram fortemente ontem, após a divulgação dos dados sobre os estoques americanos da commodity, que revelaram uma queda inesperada. Num primeiro momento, o pânico tomou conta do mercado e os preços subiram. No entanto, à medida que as notícias foram sendo digeridas, a tendência se inverteu e as cotações em Londres e Nova York despencaram mais de 2%.

Na Bolsa Internacional de Petróleo, o preço do petróleo do tipo Brent (referência internacional) recuou 2,03%, para US$52,05 o barril. Já na Bolsa Mercantil de Nova York, a cotação do cru leve americano perdeu 2,27% e fechou a US$52,54.

O relatório da Administração de Informação de Energia (EIA, da sigla em inglês), divulgado ontem pelo governo, revelou que na semana passada houve uma queda de três milhões de barris de petróleo, para 330,8 milhões de barris. A informação assustou o mercado, preocupado com possíveis gargalos no abastecimento mundial.

Porém, o informe da EIA mostrou ainda que os estoques de produtos destilados, como óleo diesel, combustível para aviação e óleo para calefação, subiram na semana passada, acima do previsto pelos analistas. Foi o suficiente para esfriar as pressões de alta e inverter a tendência das cotações do barril.