Título: TRÊS EMPRESAS DE LEASING PRESSIONAM A VARIG
Autor: Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 09/06/2005, Economia, p. 36
Depois da IFLC, duas outras companhias de aluguel de aeronaves estão chegando ao Brasil para cobrar dívidas
Depois da International Lease Finance (IFLC), empresa de leasing que ameaça retirar da Varig 11 aviões por causa de parcelas atrasadas, representantes de mais duas empresas de aluguel de aeronaves, a Ansett e a Gtax Corporation, estão prestes a desembarcar no Brasil para pressionar a Varig a pagar suas dívidas.
Segundo fontes do setor, as empresas de leasing estão mais resistentes na renegociação e usam como meio de pressão os aviões. A única empresa que tem dívidas renegociadas com a Varig é a GE Capital. Os 30 aviões alugados foram devolvidos. A frota da Varig tem hoje 82 aviões e o valor total da dívida com as empresas de leasing chega a US$700 milhões.
Com menos aviões, Varig perde mercado mais rapidamente
A negociação com as empresas de leasing é parte do plano de recuperação da Varig, que tem como principal negociador a estatal portuguesa TAP. Caso o plano dê certo, a TAP ficará com 20% da brasileira e também com o controle, pois será a maior acionista individual.
Uma fonte ligada à Varig afirmou ontem que os executivos da empresa, apesar dos esforços para renegociar os débitos com leasing, já começam a rascunhar uma possível nova malha aérea sem os 11 aviões da IFLC. Isso sem contar o que poderá resultar da pressão das demais empresas de leasing.
Para um analista, no entanto, a reformulação da malha vai além da adequação de vôos. Com menos aviões, a participação da Varig, que foi de 26,87% do mercado doméstico em maio, ficaria ainda menor. Isso tornaria a empresa, que está em terceiro lugar, ainda mais vulnerável, já que, com participação abaixo de 20%, perde fôlego na disputa com concorrentes como a TAM e a Gol, capitalizadas.
No meio de toda a turbulência, a Varig corre o risco de perder mais um executivo. Alberto Fajerman, vice-presidente de Planejamento e um dos poucos que ficaram da antiga diretoria da empresa, se disse "insatisfeito" com a falta de participação dos executivos de carreira da Varig nas decisões da companhia:
- A idéia de contratar um grupo de notáveis para cuidar do problema societário da Varig é muito boa. Mas os gestores internos levaram a companhia até hoje, mesmo com todas as dificuldades. Se estou atrapalhando, eu saio. Mas ainda não posso dizer que é 100% certo que vou embora. De qualquer forma, estou analisando propostas
Legenda da foto: EMPRESA AÉREA pode perder pelo menos 11 aviões para credores