Título: Crise pode causar falta de gás natural no Brasil
Autor: Ramona Ordoñez e Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 09/06/2005, O Mundo, p. 38
Governo e Petrobras garantem ter um plano de contingenciamento para evitar a falta do produto no país
RIO e BUENOS AIRES. O agravamento da crise política na Bolívia poderá provocar a falta de gás natural no Brasil dentro de três a quatro dias, prejudicando principalmente São Paulo e estados do Sul do país. As exportações de gás boliviano podem ser afetadas pelo bloqueio de estradas e de um terminal de armazenamento que foi tomado por manifestantes. O governo brasileiro anunciou que um plano está sendo elaborado para contornar o problema.
O especialista Adriano Pires Rodrigues, do Centro Brasileiro de Intra-Estrutura, explicou que o gás é produzido associado ao condensado, um óleo leve. Com o bloqueio das estradas e a posse de um terminal, a Petrobras, sem ter onde armazenar produtos líquidos, poderá ter que reduzir a produção do gás.
O diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer, garantiu que tanto a produção como o fornecimento de gás para o Brasil (24 milhões de metros cúbicos por dia) estão normais. No fim da tarde, o Ministério de Minas e Energia e a Petrobras informaram que elaboram um plano para evitar a falta de gás natural no Brasil caso ocorra uma redução nas importações. Entre os estados que seriam mais afetados está São Paulo, onde 75% do consumo é de gás boliviano.
Trabalhadores rurais invadem campos de petróleo
Técnicos do governo traçaram alguns cenários em que pode vir a ser adotado um controle maior na distribuição do gás, mas evitam falar em racionamento. O controle é classificado como política de contingenciamento porque não implica o corte linear no fornecimento, como já ocorreu com a energia elétrica na época do apagão.
Segundo informações divulgadas em La Paz, trabalhadores rurais ocuparam três campos da empresa espanhola Repsol-YPF no departamento (estado) de Santa Cruz, que produzem até 3 mil barris diários de petróleo. Na mesma região, a Chaco, do grupo British Petroleum, informou que os campos de Patujusal, Los Cusis e Humberto Roca também foram invadidos.
Legenda da foto: UM CAMINHÃO num posto de gasolina em La Paz: país já sofre com desabastecimento provocado por bloqueios