Título: GUTIÉRREZ: PLANOS PARA VOLTAR E DISPUTAR ELEIÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 09/06/2005, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 39

Ex-presidente do Equador está em casa de amigo em Miami

QUITO. O deputado equatoriano Gilmar Gutiérrez afirmou ontem que o presidente deposto Lucio Gutiérrez, seu irmão, poderá disputar as próximas eleições presidenciais. Segundo o jornal "El Universo", o ex-presidente - que deixou anteontem o Brasil, onde estava asilado - está em Miami, hospedado na casa do ex-deputado Renán Borbúa, que teria se transformado em seu quartel-general. Ali, disse o diário, ele está preparando uma estratégia política e uma ofensiva diplomática para voltar a seu país.

O deputado disse que a "luta contra a oligarquia" anunciada por seu irmão "será dentro dos termos da lei".

- Sendo seu espírito democrático, ele virá aqui. E se tem a intenção de voltar à Presidência, tenham certeza de que o fará por meio das urnas e participará, se assim decidir, do próximo processo eleitoral.

O parlamentar afirmou que o Partido Sociedade Patriótica - que preside - e outros setores ligados a seu irmão estão preparando seu regresso.

A Constituição equatoriana estabelece que presidentes podem se candidatar a novo mandato depois de transcorrido o mandato de outro presidente, o que gera dúvidas jurídicas sobre a candidatura de Gutiérrez nas próximas eleições. Protestos o forçaram a deixar o poder em abril, sob acusações de corrupção. Foi substituído pelo vice-presidente Alfredo Palacio. Terça-feira, ao deixar o Brasil, Gutiérrez divulgou um vídeo dizendo que promete voltar para lutar contra Palacio. O presidente do Congresso, Wilfrido Lucero, disse que ele "pode retornar ao país, porque não há uma ordem de prisão contra ele", mas acrescentou que "choverão ordens de prisão".