Título: BANCADA PETISTA FAZ REUNIÃO TENSA
Autor: Soraya Aggege e Flávio Freire
Fonte: O Globo, 10/06/2005, O País, p. 8

Alguns parlamentares pedem saída de Delúbio e do secretário-geral do PT

BRASÍLIA. O clima de insatisfação com as respostas, consideradas tímidas e amedrontadas, dadas pelo tesoureiro Delúbio Soares às denúncias que atingem o governo e o PT levaram os integrantes da bancada do partido na Câmara a fazer ontem uma das reuniões mais tensas dos últimos dias. Alguns parlamentares cobraram o afastamento de Delúbio e do secretário-geral, Sílvio Pereira, da executiva nacional.

A reunião durou das 9h às 13h e discutiu o envio de um documento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao diretório nacional pedindo mudanças na política de juros, expurgo de aliados fisiológicos e os afastamentos do ministro da Previdência, Romero Jucá, e do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Sob aplausos, o deputado Paulo Delgado (MG) defendeu a unidade do partido em defesa do governo e o adiamento do processo de eleições diretas do PT, marcado para setembro:

- A boa política se faz com inimigos com quem se possa reconciliar e com amigos de quem se possa afastar.

Ele cobrou do deputado Miro Teixeira (PT-RJ) explicação sobre revelações feitas por Roberto Jefferson. Miro respondeu que não faria isso, pois iria expor pessoas e só Jefferson teria como provar o que descreveu como "inferno de Dante". Miro disse que as denúncias não reveladas não atingem Lula.

O comportamento do presidente José Genoino também foi criticado. Alguns parlamentares chegaram a dizer que Delúbio parecia dopado durante a entrevista, e que, se mantivesse o descontrole emocional, seria massacrado na CPI.

Legenda da foto: LUIZ EDUARDO Greenhalgh preside a reunião da bancada do PT: discussão sobre documento para Lula