Título: DEPUTADOS DO PT QUEREM DELÚBIO FORA DA TESOURARIA
Autor: Adriana Vasconcelos e Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 10/06/2005, O País, p. 10

Grupo que apoiou CPI também pedirá saída de Meirelles e Jucá

SÃO PAULO. O bloco dos 12 deputados petistas que assinaram o requerimento para a CPI dos Correios pedirá formalmente o afastamento de Delúbio Soares da Secretaria de Finanças do PT na próxima reunião do diretório nacional do partido, no dia 18. Os deputados pedirão ainda a saída imediata do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e do ministro da Previdência, Romero Jucá, alvos de denúncias. O bloco dos 12, como ficou conhecido o grupo de rebeldes, também vai sugerir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o procurador-geral da República, Claudio Fonteles, fique por mais um mandato.

- Vamos insistir no que chamamos de choque ético. Estamos respaldados pelo presidente Lula, que determinou o aprofundamento das investigações e que cortássemos na carne, se preciso. Mais do que uma crise política, o que nos preocupa é a crise de desencanto da sociedade e a desconstrução da imagem do PT - disse o deputado Chico Alencar (PT-RJ), um dos líderes do grupo.

Dirceu e Gushiken teriam sugerido saída de Delúbio

Segundo ele, Delúbio precisará de tempo para se defender:

- O ideal é que ele se licencie. Este tema (mensalão) vai tomar conta da vida do Delúbio nos próximos dois meses. O afastamento é melhor para ele, para o PT e para o governo.

Além do bloco dos 12, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e o ministro do Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social, Jaques Wagner (PT-BA), pediram o afastamento do tesoureiro. De acordo com dirigentes petistas, os ministros José Dirceu (Casa Civil) e Luiz Gushiken (Comunicação Institucional) também pediram a saída de Delúbio. Lula, por meio do chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, também teria sugerido o afastamento. O PT nega as pressões.

O presidente nacional do PT, José Genoino, descartou ontem qualquer represália ao grupo de deputados e a Suplicy. Segundo Genoino, a decisão de manter Delúbio foi tomada em consenso com correntes de centro e de esquerda que têm representação na executiva nacional:

- É um direito de qualquer militante ou dirigente apresentar qualquer projeto de resolução neste sentido. A gente discutirá na reunião, embora não esteja na nossa agenda. Nossa agenda agora é a defesa do PT.

Sobre a exclusão de Suplicy da chapa do Campo Majoritário no Processo de Eleição Direta, Genoino disse que foi decisão do grupo:

- Suplicy será nosso candidato a senador em 2006 e não há qualquer outro assunto em pauta com ele para a Executiva.

COLABOROU: Soraya Aggege

www.oglobo.com.br/pais