Título: PFL pede que Procuradoria investigue Delúbio
Autor: Adriana Vasconcelos e Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 10/06/2005, O País, p. 10

Partido, que pediu segurança policial para Roberto Jefferson, quer evitar que governo proteja tesoureiro do PT

BRASÍLIA. Diante das articulações do governo para manter sob controle as investigações na CPI dos Correios, a executiva nacional do PFL decidiu ontem apresentar uma notícia-crime contra o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, na Procuradoria Regional da República da Primeira Região (Brasília).

Ao dividir com o Ministério Público a responsabilidade pela apuração das denúncias de pagamento de mesada para parlamentares da base governista, o PFL acredita que terá mais chances de impedir qualquer manobra do Palácio do Planalto e do PT para proteger Delúbio, acusado por Roberto Jefferson (PTB-RJ) de operar o esquema da mesada.

- Essa investigação poderá ajudar o trabalho da CPI dos Correios - justificou o prefeito do Rio e vice-presidente do PFL, Cesar Maia.

De outro lado, o presidente do PL, deputado Valdemar Costa Neto (SP), entrou também ontem, no Supremo Tribunal Federal (STF), com uma queixa-crime contra Jefferson por calúnia, injúria e difamação. Costa Neto acusa o colega de ter ferido sua honra ao dizer que a mesada de R$30 mil era dada pelo PT a parlamentares do PL e do PP em troca de apoio político.

Na ação, Costa Neto afirma que Jefferson tomou essa atitude apenas para desviar o foco dos indícios de corrupção na Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), que teria tido a participação do PTB. "As ofensas irrogadas que colocadas de forma maliciosa e irresponsável são indissociável do cinismo, que em ato consciente e voluntário tinha um só objetivo, macular a honra alheia", escreveu o presidente do PL na ação. O STF decidirá agora se arquiva ou transforma a queixa-crime em ação penal. Ainda não existe data para isso ocorrer.

O PFL também decidiu solicitar proteção da Polícia Federal para Roberto Jefferson em razão da gravidade das denúncias feitas pelo deputado.

- Trata-se de uma medida de precaução - explicou o presidente do partido, senador Jorge Bornhausen (SC).

Partido pedirá autoconvocação em julho

Além disso, o PFL insistirá no pedido de autoconvocação do Congresso Nacional para julho, independentemente da votação ou não da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), como forma de garantir o funcionamento da CPI dos Correios durante esse período. O partido afirmou, no entanto, que não tem o objetivo de desestabilizar o governo Lula.

- O foco da CPI é sem dúvida o Executivo, mas não acreditamos que isso possa levar ao impeachment do presidente Lula, pois ninguém duvida de sua honestidade - acrescentou Cesar Maia.