Título: Comissão vai cobrar a abertura de todos os arquivos da ditadura militar
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 21/10/2004, O país, p. 4

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados aprovou ontem requerimento para cobrar do Ministério da Defesa e do Exército a abertura de todos os arquivos do regime militar. Os parlamentares decidiram também convocar o ex-agente do serviço de inteligência do Exército José Alves Firmino e submeter à perícia técnica as fotos do jornalista Vladimir Herzog no DOI-Codi, antes de sua morte, em 1975, divulgadas esta semana.

Os deputados vão formar um grupo de trabalho para classificar as fotografias que constam do arquivo da própria comissão e identificar as pessoas que aparecem nas imagens. As fotos de Herzog estavam no arquivo da comissão desde 1997 e, até serem publicadas no ¿Correio Braziliense¿, o jornalista não tinha sido reconhecido. Outra decisão é apoiar a aprovação do projeto que suspende a vigência da lei editada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que limita o acesso a documentos públicos.

Deputada defendeu afastamento de general

Durante a reunião da comissão, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) defendeu o afastamento do general Antônio Gabriel Esper, chefe do Centro de Comunicação Social do Exército (Cecomsex), de onde partiu a divulgação da nota polêmica de domingo, que classificou de revanchismo a divulgação das fotos de Herzog. Mas a proposta foi rejeitada pela maioria da comissão.

Em declarações, o ex-araponga Firmino disse que havia toneladas de documentos nos arquivos do Exército. Foi ele quem entregou à Comissão de Direitos Humanos as fotos de Herzog. O presidente da comissão, Mário Heringer (PDT-MG), disse que não considera uma omissão o fato de as fotos de Herzog não terem sido identificadas antes, mas sim desconhecimento.