Título: EDINHO É SUSPEITO DE LAVAR DINHEIRO DO TRÁFICO
Autor:
Fonte: O Globo, 11/06/2005, O País, p. 11

Segundo gravações da polícia, ex-jogador teria comprado carros em agências de traficante

SÃO PAULO. A polícia de São Paulo acredita que o ex-goleiro Edson Cholbi Nascimento, de 34 anos, o Edinho, filho de Pelé, tenha comprado parte dos 80 carros apreendidos em concessionárias que pertenciam ao traficante Ronaldo Duarte Barsotti de Freitas, de 33, o Naldinho, acusado de chefiar uma quadrilha de tráfico de drogas. As agências ficam na Baixada Santista, onde, segundo a polícia, Naldinho lavava o dinheiro da venda de drogas.

Edinho permanece desde segunda-feira na sede do Departamento de Narcóticos (Denarc). Ele foi preso em flagrante por associação ao tráfico com outras 12 pessoas, entre elas Naldinho. Gravações telefônicas feitas pela polícia paulista mostram Edinho e Naldinho negociando. Segundo o delegado Ivaney Cayres de Souza, diretor do Denarc, a polícia deve tentar o seqüestro de R$80 milhões em bens da quadrilha.

- O Edinho funcionava como um consultor do Naldinho e, pelas escutas, fariam negócios juntos - disse.

Em uma das conversas entre os dois acusados, Naldinho fala sobre contratos e cobra de Edinho nomes de laranjas. Naldinho diz:

- E aí, tu me deu um tapa na cara. Tu falou que teria que ter colocado o nome de um outro laranja no contrato...

Edinho então responde se defendendo e ressaltando que tem vários negócios com um homem acusado de pertencer ao Comando Vermelho e de distribuir droga na Rocinha, no Rio de Janeiro:

- Não, irmão. Tudo tu leva para esse lado, malandro. Tô falando como que nós vamos fazer os outros mil negócios nossos. Mas esse o Ibraim já resolveu porque ele já tem uma solução; que nós vamos montar uma outra empresa nossa; que vai ser uma trading; que vai fazer a compra e a venda do negócio, que vai a nota fiscal, que vai tudo. Então, não tem problema, entendeu? - indaga.

No dia em que foi preso, Edinho tinha uma reunião com a diretoria do Santos Futebol Clube para patrocinar um projeto amador do time.

A polícia estima que o esquema de tráfico de drogas e de lavagem de dinheiro ligados a Naldinho movimente cerca de duas toneladas de cocaína por mês em pelo menos quatro estados. Suspeita-se também que o grupo envie cocaína para o exterior pelo porto de Santos.

Em outro trecho da gravação, Edinho fala sobre o mundo dos negócios.

- A gente tá se conhecendo neste mundo dos negócios e, por mim, você tem seu lado e sua estrutura. E tem de se respeitar o seu lado - diz ele a Naldinho. - Só pode um advogado tocar o bagulho, uma só conduta. Mas tem dois.

As escutas feitas pelo Denarc também mostram conversas de Naldinho com Ademir Carlos de Oliveira, o Pezão. Segundo a polícia, eles discutem em códigos uma operação de envio de drogas ao exterior pelo porto. Em outra gravação, Naldinho conversa com Marcelo Trindade, morto no último sábado. Eles planejam desafiar integrantes de uma organização criminosa que comando os presídios de São Paulo e combinam possíveis assassinatos.

- Se o Marcolinha (Robson Ferreira Lima) me ligar, vou falar logo pra ele assim: "Que justiça é essa a sua? Que você mata um mequinha... que o sujeito homem era cagüeta. Agora você matou um sujeito homem. Então quer dizer, o mequinha morreu em vão? É o seguinte, não tô nem aí para vocês. Pega eu, meu irmão! Pega eu! Não pegô eu, não pegô ninguém! E se bolá na minha frente eu vô matá!" Eu ia esculachar ele!

Legenda da foto: EDINHO (DE óculos) e Naldinho (agachado) juntos na foto: gravações mostram os dois fechando negócios