Título: No fim do ano, Rosinha dá kit escolar em Campos
Autor: Aloysio Balbi
Fonte: O Globo, 21/10/2004, O país, p. 8

Depois de prometer distribuir Cheque Cidadão e até casas a R$ 1 às vésperas da eleição, a governadora Rosinha Matheus mandou para Campos kits escolares para atender os 82 mil alunos da rede estadual. O material começou a ser entregue na última terça-feira aos alunos da Escola Estadual Álvaro Pereira Pinto, em Donana, distrito de Campos. O kit tem mochila, pastas, cadernos, lápis e canetas. Uma das beneficiadas foi a dona-de-casa Rosemeri de Jesus, que tem um filho de oito anos matriculado na Escola Wilson Batista.

Os kits devem ser retirados pelos pais nas escolas. Em frente à escola onde Rosemeri foi buscar o kit, cabos eleitorais faziam campanha para o candidato do PMDB a prefeito de Campos, Geraldo Pudim, apoiado pela governadora e pelo presidente regional do PMDB, Anthony Garotinho.

A coordenadora regional de Educação, Joilza Rangel, disse que os kits vão beneficiar alunos da rede estadual de Campos, São João da Barra e São Francisco. Segundo ela, não há irregularidade na distribuição do material. O calendário de entrega foi enviado às escolas em maio, mas não foi cumprido pela empresa responsável.

¿ A culpa foi da empresa, que foi notificada ¿ disse Joilza.

Antes do primeiro turno das eleições, dirigentes petistas já haviam denunciado a entrega de parte desses kits nas escolas estaduais de Campos. Integrante da executiva estadual do PT e representante do MEC no Rio, William Campos foi um dos que protestaram contra o que considerou distribuição de material escolar fora de época e denunciou o uso eleitoral.

As denúncias de uso eleitoral de projetos sociais, tanto por parte do estado como da Prefeitura de Campos, que vem distribuindo benefícios do Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (Peti), estão sendo enviadas ao Ministério Público, informou ontem a juíza eleitoral Maria Tereza Gusmão. Foi o caso do recadastramento do programa Cheque Cidadão, constatado por fiscais do TRE, em uma casa alugada onde os responsáveis pelo cadastramento pediam o número do título de eleitor a quem desejava se inscrever.

Cesar Maia fará campanha para pedetista no domingo

O candidato do PDT, Carlos Alberto Campista, que disputa o segundo turno com Pudim, terá neste domingo o reforço do prefeito Cesar Maia (PFL). Ele participará de uma caminhada, de uma carreata e de dois comícios ao lado de Campista. Pudim tem como principais cabos eleitorais o secretário de Segurança licenciado, Anthony Garotinho, e a governadora Rosinha.

Campista também deverá ter o apoio do deputado federal Paulo Feijó (PSDB), terceiro colocado no primeiro turno. Ele anunciará hoje seu apoio.

A ex-governadora e ex-ministra Benedita da Silva chegou ontem à tarde para ajudar o candidato do PDT. Semana passada, ela esteve em Campos tentando convencer o diretório municipal, que se declarou neutro no segundo turno, a mudar de posição e apoiar Campista. Ela gravou participação no programa de TV de Campista, assim como o presidente nacional do PT, José Genoino.

Amanhã, a governadora começa a despachar em Campos. O prédio da Cedae no centro da cidade está sendo preparado desde anteontem para abrigar o gabinete temporário.