Título: Ibope: Nova Iguaçu tem empate técnico
Autor: Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 21/10/2004, O país, p. 9
Pesquisa Ibope divulgada ontem pela Rede Globo mostra que há um empate técnico na disputa pela Prefeitura de Nova Iguaçu. O candidato do PT, Lindberg Farias, está em primeiro, com 46% das intenções de voto. O prefeito Mario Marques tem 41%. Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, há um empate técnico.
O Ibope ouviu 602 eleitores na cidade. Desses, 3% disseram que vão votar nulo e 10% ainda estão indecisos. Pela soma de votos válidos ¿ o total de votos de cada candidato menos os indecisos e os nulos ¿ Lindberg tem 53% e Mario Marques, 47%.
Realizada entre 17 e 19 de outubro, a pesquisa foi registrada sob o número 110/2004 na 84 Zona Eleitoral.
Prefeito diz que ganhou votos de Gonçalves (PTB)
Para Lindberg, que teve 48% dos votos válidos no primeiro turno, a pesquisa apontou um crescimento de sua candidatura no segundo turno.
¿ Subi para 53% e isso significa que cresci cinco pontos e que caminhamos para vencer a eleição no dia 31 ¿ afirmou o candidato.
Já o prefeito disse que não se surpreendeu com o crescimento. Para Marques, os votos do candidato Fernando Gonçalves (PTB), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno e declarou apoio ao petista, migraram para sua candidatura.
¿ Eu cresci dez pontos percentuais, mas já esperava por isso. O perfil dos eleitores do Fernando é o mesmo dos meus. Eles não têm nada a ver com os petistas. São eleitores de centro. Cerca de 70% a 80% desses eleitores vão votar em mim ¿ afirmou.
O prefeito disse acreditar que vai assumir a liderança até domingo. Segundo ele, Lindberg não vai mais conseguir crescer nas pesquisas.
¿ As pessoas já estão se dando conta de quem fez por Nova Iguaçu e de quem pode fazer mais. Os eleitores não vão ser mais seduzidos por quem só vendeu sonhos até agora ¿ disse o prefeito.
Petista critica campanha de ataques do adversário
Lindberg voltou a reclamar da campanha de ataques do adversário.
¿ A campanha suja que nosso adversário está fazendo só nos fortalece. Eles espalharam boatos de que acabaríamos com o Bolsa Família e o Bolsa Escola. Fizeram panfletos apócrifos associando meu nome às drogas. Mesmo com todos os ataques, consegui continuar crescendo ¿ disse Lindberg.
Hoje o petista passará o dia ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele vai se encontrar com Lula na Firjan e só fará campanha em Nova Iguaçu à noite.