Título: PRAIA PORTUGUESA VIVE DIA DE ARRASTÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 11/06/2005, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 34

Mais de 500 jovens assaltam e agridem banhistas nas areias de Carcavelos

LISBOA. A praia portuguesa de Carcavelos, numa região nobre perto de Cascais, foi palco ontem de um arrastão no estilo carioca. Vários grupos que reuniam mais de 500 jovens, segundo a polícia, assaltaram e agrediram banhistas, espalhando pânico e provocando correria. Era feriado nacional e a praia estava cheia de portugueses e turistas estrangeiros.

Na confusão, policiais atiraram para o alto para dispersar os assaltantes, mas muitos dos jovens não se intimidaram e também os atacaram. Pelo menos três pessoas ficaram feridas: um policial e duas mulheres. Uma delas disse ter sido atingida por engano por policiais. Os agressores tinham idades entre 12 anos e 20, segundo a polícia. Vários deles foram presos.

Lisboa envia reforço policial e avenida é interditada

Os jovens começaram a agir por volta das 15h (hora local) e a ação durou aproximadamente duas horas. Inúmeros policiais de Cascais foram deslocados para Carcavelos, e em seguida foi enviado reforço policial de Lisboa. A Polícia Marítima também interviu. Ainda assim, muitos dos agressores se recusavam a deixar a praia.

Foram deslocadas para Carcavelos ambulâncias do Corpo de Bombeiros e do Instituto Nacional de Emergência Médica. O trânsito na Marginal, avenida litorânea, chegou a ser interrompido. Autoridades não divulgaram o número de policiais envolvidos na operação, nem o número de jovens detidos. Também não avaliaram os danos causados.

Mais tarde, o comissário Gonçalves Pereira, da delegacia de Cascais, disse que a situação estava calma e sob controle, mas policiais permaneciam na praia para garantir a segurança dos banhistas.

O prefeito de Cascais, Antônio Capucho, afirmou que as "centenas de marginais" que invadiram Carcavelos são moradores de bairros pobres da periferia de Lisboa. Segundo ele, o policiamento na região foi reduzido justamente porque policiais foram deslocados para combater a violência na periferia da capital, onde vários deles morreram em ações este ano.

Arrastões semelhantes já foram registados na praia de Carcavelos em anos anteriores. Um comerciante local - que ontem chegou a fechar seu estabelecimento devido à confusão - queixou-se que incidentes parecidos já aconteceram e as autoridades não tomaram providências.

O bom tempo e a temperatura elevada têm atraído milhares de banhistas às praias portuguesas.

Legenda da foto: POLICIAIS TENTAM controlar o arrastão na praia de Carcavelos: pelo menos três pessoas ficaram feridas