Título: Lula inaugura obra em clima eleitoral e não fala de política
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 21/10/2004, O país, p. 10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido com gritos e bandeiras, por uma platéia de cerca de mil petistas e cabos eleitorais, e até ensaiou um elogio à gestão de Marta Suplicy (PT) durante a inauguração de uma clínica odontológica ontem na região do Campo Limpo (Zona Sul). Ele disse que não podia falar de política e usou quase todo o discurso, de meia hora, para falar de saúde bucal e economia. Ao dizer que não falaria de política, a platéia gritou:

¿ Fala! Fala! Fala!

Nos últimos minutos, um homem bêbado, que estava entre os militantes do PT, atirou dois ovos na direção oposta da tribuna onde Lula estava. Um dos ovos acertou a ponta do jaleco do vice-prefeito, Hélio Bicudo, e o outro ovo quase acertou a primeira-dama, dona Marisa Letícia, e respingou no ministro da Saúde, Humberto Costa. O homem, não identificado, foi levado embora pelos próprios moradores. Como o clima não era de hostilidade, o presidente desceu do palanque, cumprimentou e fez fotos com as pessoas que o cercavam.

Na platéia, cabos eleitorais de comitês da campanha de Marta usavam os jalecos vermelhos da "Equipe da Marta", do avesso. Mesmo assim, muitos deles acenavam com bandeiras de Marta. A maioria das pessoas, moradoras da região, usava adesivos pró-Marta no peito. Do lado de fora da Unidade Básica de Saúde Parque Arariba, onde ocorreu a inauguração, faixas e carros de som da campanha petista. Jornais do PCdoB e um boletim apócrifo apoiando Marta e criticando o tucano José Serra circularam na área pública onde o palanque foi montado.