Título: Propaganda do PT contra Serra e vice é proibida
Autor:
Fonte: O Globo, 21/10/2004, O país, p. 10
A Justiça Eleitoral de São Paulo proibiu ontem a veiculação de duas propagandas do PT da prefeita Marta Suplicy contra a candidatura do tucano José Serra. Na primeira, o juiz auxiliar da 1 Zona Eleitoral, Paulo Sérgio Galizia, exigiu que fosse tirada do ar a inserção que diz que Serra, "durante sua vida pública, praticamente nunca ficou em cargo nenhum até o fim".
Segundo o juiz, "a afirmação traz duas expressões incompatíveis, quais sejam, praticamente e nunca, o que pode causar a falsa impressão ao eleitor que o co-representante José Serra abandonou os cargos aos quais fora anteriormente eleito para disputar novas eleições".
A Justiça também determinou que a coligação "União Por São Paulo", que apóia Marta, deixe de veicular a propaganda que trata da evolução patrimonial do deputado federal Gilberto Kassab (PFL), vice na chapa de Serra.
A decisão foi tomada porque a propaganda com os ataques não mostra as legendas dos partidos da coligação. Quanto ao conteúdo da inserção, o juiz entendeu que não houve violação da legislação eleitoral.
O Ministério Público Estadual investiga a evolução do patrimônio de Kassab entre os anos de 1998 e 2001.