Título: QUEM É QUEM NA INVESTIGAÇÃO
Autor: Helena Chagas, Tereza Cruvinel e Gerson Camarott
Fonte: O Globo, 13/06/2005, O País, p. 3

A TROPA DE CHOQUE DO GOVERNO

Senador Aloizio Mercadante (PT-SP)

Não é membro da CPI, mas como líder do governo acompanhará a investigação. Sugeriu que sejam analisados também os contratos dos Correios feitos no governo FH.

Senador Delcídio Amaral (PT-MS)

Cotado para assumir a presidência da CPI, o líder do PT no Senado conquistou o respeito dos aliados e da oposição graças à habilidade política e ao perfil de conciliador.

Deputado Maurício Rands (PT-PE)

Advogado conceituado no Congresso, presidiu a CCJ. Nome de confiança do ministro José Dirceu, terá a missão de cuidar das questões regimentais e constitucionais da CPI.

Deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR)

Um dos nomes do governo para assumir a relatoria da CPI. Moderado e discreto, conquistou a confiança do governo como relator da reforma tributária na CCJ, no início do governo Lula.

E DA OPOSIÇÃO

Senador Arthur Virgílio (PSDB-AM)

Não é membro da CPI, mas como líder deverá dar o tom dos embates. Crítico do Planalto, tranqüilizou o governo ao avisar que a oposição não quer o impeachment de Lula.

Senador Jefferson Peres (PDT-AM)

Mais velho da CPI, vai comandar a eleição do presidente da comissão na próxima terça-feira. Ex-aliado de Lula, é conhecido por sua postura em defesa da ética.

Deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ)

Foi escalado pela cúpula tucana para sangrar o governo. Deve concentrar os ataques no tesoureiro petista, Delúbio Soares, para tentar atingir a Casa Civil.

Deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA)

No primeiro mandato, tem se destacado pelo discurso implacável. Não dá trégua ao governo. Deverá ser um dos braços do avô, o senador Antonio Carlos Magalhães, na CPI.