Título: Divisão de cargos federais mostra força do PL
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 12/06/2005, O País, p. 15

Número de parlamentares que compõem a bancada da Câmara mais do que dobrou desde as últimas eleições

BRASÍLIA. O PL, partido do vice-presidente da República, José Alencar, um dos alvos dos ataques do presidente do PTB, Roberto Jefferson (RJ), ocupa 11,5% dos 177 cargos federais mais cobiçados pelos políticos. Essa força na máquina se deve, em grande parte, ao crescimento do partido no Congresso. O PL, que a exemplo do PTB, elegeu em 2002 26 deputados, tem hoje uma bancada de 54 deputados, sete a mais que a trabalhista. Os cargos federais do PL estão concentrados na superestrutura do Ministério dos Transportes, comandado desde o início do governo Lula pelo partido do vice. Primeiro pelo mineiro Anderson Adauto, hoje prefeito de Uberaba, e agora por Alfredo Nascimento (AM).

O atual ministro dos Transportes herdou do antecessor uma estrutura quase que verticalizada, ou seja, o PL ocupou a pasta de cima a baixo, uma prática que o governo Lula impediu que muitos aliados adotassem em outros ministérios.

- Nós só temos cargos na nossa área, os Transportes. Só que o ministério não funciona como deveria. Não dá para arrumar estradas sem dinheiro. O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, é um desastre - critica o presidente do PL, deputado Valdemar Costa Neto (SP).

Os principais nomes do PL na administração são o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Alexandre Silveira de Oliveira, o diretor de Infra-estrutura Terrestre do Dnit, Hideraldo Luiz Caron, e o presidente da Companhia Docas de Santos, José Carlos Melo Rego, uma indicação pessoal de Costa Neto. Das 17 unidades do Dnit nos estados, o PL tem os diretores regionais em 15 estados.

Nas demais estruturas federais nos estados, o PL tem dirigentes na Funasa no Rio Grande do Sul e no Maranhão, na DRT no Mato Grosso, no INSS no Amazonas e nos Correios no Amazonas. O partido tem dois diretores na Companhia Docas do Rio de Janeiro e diretores nas Docas da Bahia e de Alagoas.

Acusado por Jefferson de pagar mesada para levar e manter deputados no PL, Valdemar Costa Neto, que pediu a cassação do mandato do petebista no Conselho de Ética da Câmara, diz que o partido tem outros instrumentos para atrair parlamentares. E diz que o principal deles é o vice José Alencar. Costa Neto rejeita a denúncia de pagamento do mensalão e diz que traz deputados com as vantagens permitidas pelo dinheiro do Fundo Partidário e pelo tempo de propaganda partidária gratuita no rádio e na televisão.

- O PL passou a ter muito o que oferecer depois que fizemos a fusão com o PST e o PGT, que garantiu ao partido 5% dos votos para a Câmara nas eleições de 2002. Passamos a receber mais dinheiro do Fundo Partidário e a ter tanto tempo na televisão quanto os grandes partidos - conta Costa Neto.

Em 2002, o PL, com 26 deputados, recebeu R$668 mil do Fundo Partidário. Em 2004, após ter chegado aos 5% dos votos para a Câmara graças à fusão, recebeu R$6,4 milhões. É com este dinheiro, sustenta Costa Neto, que ele está montando o PL em todos os estados.

O QUE FALTA EXPLICAR

JEFFERSON

Por que o presidente do PTB, Roberto Jefferson, não tornou públicas antes as denúncias de pagamento de mesada a parlamentares?

NOMES

Por que Jefferson não dá os nomes de quem recebia o mensalão?

ESTRATÉGIA

Quem seria o arquiteto dessa estratégia política?

PAGAMENTO

Como o pagamento seria feito? Em dinheiro vivo? Em dólares?

PTB

Por que líderes do PTB, que de início se mantiveram em silêncio sobre as denúncias de Jefferson, agora dizem que elas têm fundamento?

ESQUEMA

Há quanto tempo, precisamente, funciona dentro do Congresso Nacional um esquema de compra de parlamentares?

PROVIDÊNCIAS

Se Lula soube da mesada e chorou, por que não tomou providências legais para acabar com isso e demitir as pessoas que organizaram esse esquema?

SILÊNCIO

Por que ninguém perguntou nada a Jefferson na reunião no Planalto em que ele fez referência ao pagamento de mesada para os deputados?

INÉRCIA

Por que o presidente Lula nada fez quando ouviu a denúncia sobre os pagamentos da boca do governador Marconi Perillo?

MIRO

Por que o deputado Miro Teixeira deixou a liderança do governo na Câmara dos Deputados poucas semanas após assumir o cargo?

RUMORES

Se os rumores de pagamento de mesada a parlamentares circulavam há quase dois anos e chegaram aos ouvidos de tantas autoridades e políticos, por que nunca foram investigados a fundo?

DIRCEU

Se José Dirceu disse a Jefferson que já tinha mandado Delúbio "parar com isso", significa que ele sabia. Por que o ministro não determinou providências?

DELÚBIO

Se as denúncias procedem, Delúbio teria agido sozinho ou contaria com autorização de alguém da cúpula do PT?

CHANTAGEM

Se Delúbio diz que as acusações são uma chantagem contra o governo, qual o motivo, ou seja, o que o governo tem a esconder?

MENTOR POLÍTICO

Quem seria o mentor político de Delúbio Soares, já que ele não tem vôo para se movimentar dentro do Congresso Nacional desta forma?

DINHEIRO

De onde sairia o dinheiro manejado por Delúbio para dar mesada a deputados?

SIGILO

Por que o PT se recusou a abrir seu sigilo bancário?

REUNIÕES

Por que um tesoureiro de partido faz reuniões políticas com dirigentes de outros partidos em sua casa?

Legenda da foto: VALDEMAR COSTA Neto: "O PL passou a ter muito o que oferecer depois da fusão com o PST e o PGT"