Título: Produção estagnada, aumento tímido nas vendas
Autor: Martha Beck
Fonte: O Globo, 13/06/2005, Economia, p. 15

BRASÍLIA. Os níveis de produção e vendas da indústria também apontaram desaquecimento nas últimas pesquisas sobre o setor. De acordo com o IBGE, a produção se manteve estável em abril frente a março, e a pesquisa de vendas da Confederação Nacional da Indústria (CNI) registrou aumento de apenas 0,13% no mesmo período.

- Nós esperávamos que 2005 fosse um ano melhor, com redução dos juros e um câmbio mais valorizado, mas ele está se tornando um desastre - afirma Marcos Perillo, diretor Financeiro da fabricante de transformadores Trafo.

Segundo ele, a Trafo vem sofrendo não apenas com os juros altos e o câmbio, mas também com a alta dos preços de commodities como o aço no mercado internacional.

- O meu capital de giro tem um custo elevado devido aos juros, o que me obriga a reduzir a margem de lucro. Além disso, somente o aço silício, utilizado no núcleo de transformadores, já subiu 70% este ano - diz.

Ele afirma que 50% do faturamento da Trafo vêm das exportações, mas, diante da cotação desfavorável do dólar, esse percentual vai cair.

- Não estamos conseguindo manter o patamar de exportações que sempre tivemos - lamenta o executivo.