Título: SÉRIE DE BOMBAS MATA 8 NO PAÍS
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 13/06/2005, O Mundo, p. 19

TEERÃ. Uma série de atentados a bomba ontem pegou os iranianos de surpresa e matou pelo menos oito pessoas, ferindo 75, nos ataques mais letais no país em mais de uma década. Os atentados ocorreram a cinco dias das eleições presidenciais e para as autoridades têm como objetivo desestimular os eleitores a votarem na sexta-feira.

As primeiras quatros explosões tinham como alvos prédios do governo em Ahvaz, no sudoeste do país. Seis pessoas morreram, mas segundo algumas fontes o número poderia chegar a oito. Pelo menos duas das explosões foram causadas por carros-bomba. Horas depois, uma bomba explodiu em Teerã, matando uma pessoa.

Imagens da TV iraniana mostravam prédios e carros danificados e sangue no chão em Ahvaz. Uma bomba explodiu em frente ao escritório do governador da cidade; a segunda foi detonada perto do Departamento de Habitação; e a terceira explodiu em frente à casa do chefe da rádio e TV provincial. Técnicos tentaram desativar a quarta, mas falharam e um deles foi ferido.

Ahvaz - capital da província de Khuzestan, onde está a maior parte das reservas de petróleo do Irã - foi o palco de violentos protestos em abril, que terminou com a morte de vários manifestantes, após rumores de um plano para alterar a proporção de árabes na região. O grupo árabe Brigadas Revolucionárias dos Mártires de Ahvaz reivindicou os ataques de ontem.

Em Teerã, duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas numa explosão perto da Praça Imam Hussein, no centro. A bomba estava numa lata de lixo. Outra bomba explodiu sem fazer vítimas e três foram desativadas.

- Um grupo tenta criar problemas antes da eleição - disse Ali Aghamohammadi, porta-voz do Conselho Supremo de Segurança Nacional.

Perto da Universidade de Teerã, centenas de mulheres realizaram seu primeiro protesto desde a Revolução Islâmica, em 1979, reclamando da discriminação sexual.