Título: Governo barra ação de petistas contra ministros
Autor: Isabel Braga e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 14/06/2005, O País, p. 8

Parlamentares adiaram entrega de documento no qual pedem saída de Jucá e Meirelles e afastamento de Delúbio

BRASÍLIA. O governo conseguiu barrar ontem a ação de um grupo de senadores e deputados do PT que pediria formalmente a saída do ministro da Previdência, Romero Jucá, e do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o afastamento do tesoureiro do PT, Delúbio Soares. Eles atenderam ao pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e adiaram a entrega no Palácio do Planalto de um documento com os pedidos.

Assim que soube da ação, o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, ligou para o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que pedira a audiência com o presidente. Avisou que Lula preferia receber a bancada toda e não apenas alguns parlamentares. Na carta, elaborada por petistas que assinaram o requerimento de criação da CPI dos Correios, eles também pedem a requalificação da base, mudanças na forma de interlocução com o Congresso e uma solução para a coordenação política.

Segundo o deputado Walter Pinheiro (PT-BA), no documento eles se comprometem a apoiar a posição de Lula de "cortar na própria carne" se necessário para apurar as denúncias de irregularidades.

Suplicy acabou concordando com pedido de Lula

Suplicy concordou em atender ao pedido de Lula e acabou abortando a ação dos parlamentares. Ficou decidido que o texto do documento seria refeito, retirando-se os nomes de Jucá e Meirelles.

- Não vamos dar nomes, mas vamos defender o afastamento dos que estiverem sendo processados pelo STF - afirmou o deputado Ivan Valente (PT-SP).

A deputada Maria do Rosário (PT-RS), candidata à presidência do PT, também propôs o afastamento imediato de Delúbio e do secretário-geral do PT, Silvio Pereira. Ela sugere que os dois peçam para sair antes da reunião do diretório, sábado, em São Paulo.

Legenda da foto: SUPLICY E OS parlamentares que assinam o documento que Lula receberá