Título: Ministro quer melhorar a imagem do Brasil com os jornalistas ingleses
Autor: Fábio Vasconcellos
Fonte: O Globo, 21/10/2004, RIO, p. 19

Pouco mais de uma semana, após a reportagem do jornal inglês ¿The Independent¿ classificar o Rio como cidade da cocaína e da carnificina, o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, anunciou ontem que vai se encontrar com jornalistas britânicos e fazer um trabalho de relações públicas do Brasil, em novembro. Para o ministro, a imagem que o mundo explora do Rio não corresponde à idéia que os turistas têm quando visitam a cidade:

¿ A delinqüência e o crime organizado são atividades que não decorrem apenas de injustiças sociais e prejudicam outros destinos internacionais. Mas levantamentos sérios realizados com turistas internacionais comprovam que o visitante só associa o Rio a uma imagem positiva ¿ disse.

Embratur terá escritório em Londres

Segundo o ministro, cidades como Nova York, Miami e Londres sofrem com a violência, porém a repercussão não é a mesma que a do Rio. Além do encontro com os jornalistas londrinos, Mares Guia pretende inaugurar um escritório da Embratur na cidade. O escritório, a exemplo dos que já existem em Lisboa e Frankfurt, vai apresentar as belezas do país, evitando que futuras reportagens citem só problemas como violência.

Segundo a assessoria do ministro, a decisão de se encontrar com jornalistas ingleses estava tomada antes da publicação da reportagem do ¿The Independent¿. Para Mares Guia, o conteúdo da reportagem não deve afetar o número de turistas que visitam o Brasil:

¿ Posso garantir que o número de turistas ingleses não vai diminuir por causa da reportagem do ¿Independent¿ ¿ afirmou o ministro durante o Fórum dos Dirigentes e Secretários