Título: NOVOS INCENTIVOS AINDA ESTA SEMANA
Autor: Ramona Ordoñez e Mirelle de França
Fonte: O Globo, 14/06/2005, Economia, p. 19

Ministro diz que Lula deve assinar medida para estimular investimento

SÃO PAULO. O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar amanhã a medida provisória (MP) para incentivar novos investimentos, cuja edição já foi adiada por mais de uma vez. Segundo Furlan, o atraso na publicação da MP deve-se ao fato de o governo ter decidido ampliar o seu alcance, incluindo reivindicações de algumas entidades de classe.

De acordo com o ministro, a MP tratará de assuntos ligados a microempresas e trará medidas destinadas a estimular o desenvolvimento regional. Também haverá, segundo ele, correção de regras que estariam obstruindo o crescimento econômico de alguns setores. Outro ponto que está sendo detalhado pelo Ministério da Fazenda, disse Furlan, são mudanças na tributação sobre operações de mercados futuros.

- A demora é benéfica, porque significa uma ampliação das medidas, que trarão benefícios e sustentabilidade ao crescimento - disse.

Furlan voltou a descartar a possibilidade de o governo intervir de forma mais efetiva no mercado de câmbio, a fim de inverter a tendência de valorização do real frente ao dólar, como reivindicam as empresas exportadoras, que temem perder competitividade no mercado externo devido à apreciação da moeda brasileira.

- Nós temos efetivamente um regime de taxas flutuantes e a nossa proposta de curto prazo é a de buscar mecanismos que desonerem a produção brasileira, e com isso tornem nossos produtos mais competitivos. Estamos atentos, o diálogo (com os empresários) está aberto, mas como tem dito o ministro Palocci (Antonio Palocci, da Fazenda), o câmbio flutuante flutua. (Ronaldo D'Ercole)