Título: Uma carreira morta pode ser ressuscitada?
Autor: Bernardo Araujo
Fonte: O Globo, 14/06/2005, O Mundo, p. 25

Vencida a batalha jurídica, Michael Jackson tem uma vida pessoal e profissional para arrumar, se for capaz

E agora, Michael? O mais improvável aconteceu e o thriller acabou com final feliz para o cantor de 46 anos: ele não vai para a cadeia, pode voltar a Neverland e a sua vida bizarra, ao lado de seus filhos (um dos quais, Prince Michael II, foi apelidado pelo pai de "blanket", ou "cobertor"), seus bichos e sabe Deus mais o quê. Está decidido, portanto, que Michael Joseph Jackson não é pedófilo. Mas o que é ele? Será que ainda é cantor?

Jackson receberá de volta os US$3 milhões da fiança estabelecida no início do julgamento, mas gastou fortunas com sua equipe de advogados e outras contas, certamente salgadas. O cantor, que deve US$270 milhões ao Bank of America (o que pode fazê-lo perder sua principal fonte de renda, os direitos autorais das músicas dos Beatles), precisa minimamente colocar sua vida em ordem. Mas será que ele é capaz? A essa altura, sentindo-se invencível e ao mesmo tempo falido e queimado com a opinião pública, Jacko seria capaz de desaparecer da mídia e ressurgir com um bom disco?

Cantor demora anos entre um lançamento e outro

As últimas tentativas foram fracassos retumbantes, agravados pelo fato de que o cantor demora demais entre lançamentos: "Bad", o disco seguinte ao megassucesso "Thriller", saiu em 1987, cinco anos depois, quando Michael já tinha concorrentes como Prince e Madonna. Como o cantor, aos 29 anos, ainda conseguia concentrar-se em seu trabalho, o disco, se não repetiu o sucesso de "Thriller" (algo virtualmente impossível), teve uma performance respeitável: oito milhões de discos vendidos nos EUA (contra 30 milhões de "Thriller"), cinco músicas no primeiro lugar da parada, algo inédito na época, e a turnê mais lucrativa da História até então.

"Dangerous", de 1992, foi o último lampejo do gênio

Daí para a frente, nada mais deu certo para o cantor - que também faz questão de não ajudar a própria carreira. O disco seguinte foi "Dangerous", de 1992, o último lampejo do genial Jackson dos anos 80 (embora a capa, no melhor estilo "circo dos horrores", talvez fosse uma pista do Dr. Jekyll que já assumiu a personalidade de Mr. Hyde em tempo integral), com canções como "Remember the time" e "Black or white", que gerou um videoclipe de muito sucesso. A queda na qualidade da música e na popularidade até era esperada - ninguém espera 5 ou 10 anos por um disco, e a geração seguinte já tem interesses diferentes, eventualmente até opostos, daqueles que vieram antes. O principal problema, no caso de Michael Jackson, é o desequilíbrio, financeiro, emocional, psicológico, mental: em uma fábrica de dinheiro como a indústria fonográfica americana, qualquer artista com um mínimo de cabeça seria milionário após lançar "Thriller" em 1982. O perdulário Michael, no entanto, gastou os milhões que tinha e que não tinha e, mesmo com o sucesso de outros discos e de suas longas turnês, acabou com o pires na mão.

Um fio de esperança para Jackson e os fãs que lhe restam - como os abnegados que se abraçavam após a divulgação do veredicto, na porta do tribunal de Santa Maria - é o absurdo sucesso residual que um artista como ele pode conseguir: seu último disco de carreira, "Invincible", por exemplo, passou despercebido. Assim mesmo, ultrapassou os 2 milhões de cópias vendidas. Coletâneas como "HIStory", "Number ones" e "The ultimate collection" têm sido a tábua de salvação da gravadora, que cansou de tomar canos investindo em discos e clipes milionários.

Que Michael Jackson vai lançar um disco em algum momento no futuro, é praticamente certo. Até Rafael Ilha, ex-integrante do grupo Polegar lançou um em um breve período de recuperação do vício das drogas. Mas quem vai comprar um disco de um ex-gênio, cuja carreira já estava em franca decadência antes de uma série de escândalos? Só o futuro dirá.

Desde Júlio César e do Império Romano se sabe que, depois do auge, vem a decadência. No caso de Michael Jackson, era difícil imaginar que a queda seria de uma profundidade comparável ao auge.

DO CÉU AO INFERNO

Na infância, os Jackson Five

Casamento

Thriller

Amizades

Susto

Escândalo

Legenda da foto: NEVERLAND: No rancho do cantor, Neverland (à esquerda), teve início a polêmica que o levaria a ser fichado na polícia (à direita) e ser acusado de dez crimes.