Título: Jovens, um desafio para os candidatos
Autor: Michael Moss e Ford Fessenden
Fonte: O Globo, 21/10/2004, O mundo, p. 27

Eles são majoritariamente a favor do casamento gay e estão preocupados em saber se o próximo presidente os obrigará a servir no Exército, o que provavelmente significaria lutar no Iraque. Estas são as duas mais marcantes características do eleitorado jovem nos EUA: cerca de 20 milhões de americanos com idades entre 18 e 30 anos. São dois milhões a mais do que na última eleição e, pela primeira vez, os candidatos despejaram um monte de dinheiro (US$ 8 milhões) e dedicaram um bom tempo para conquistar os corações e as mentes desses jovens. Mas nem John Kerry nem George W. Bush conseguiram disparar na preferência deles.

¿ Esta é uma geração muito variada. Não existe uma preferência clara por candidato entre eles ¿ diz Jay Smell, diretor de comunicação do Rock the Vote, grupo de proteção à liberdade de expressão que trabalha prioritariamente com jovens.

Como entre os mais velhos, as pesquisas de opinião feitas com os jovens dão empate técnico, com pequenas variações favorecendo um candidato ou outro. Mas, segundo especialistas, é mais difícil pesquisar esses eleitores porque eles não atendem o telefone em casa e os institutos de opinião não ligam para os celulares deles. Podem, portanto, surpreender, já que formam o maior grupo de novos eleitores: nas últimas três semanas, quatro mil jovens têm se registrado para votar diariamente na internet: nos sites da MTV, das escolas e de grupos como o Rock the Vote. Mesmo assim, só metade dos 40 milhões de americanos com idade entre 18 e 30 anos vai votar.

¿ Pode ainda ser pouco, mas desde 1992 nunca se viu uma mobilização tão grande. Só que naquela época eles estavam decididos a eleger Bill Clinton e agora querem é saber o que os candidatos têm a dizer sobre determinadas questões ¿ diz Smell.

A primeira dessas questões é a guerra do Iraque, porque dois terços dos mortos em combate e 80% dos soldados no Iraque e Afeganistão têm menos de 25 anos. Ninguém quer ser obrigado a fazer a guerra como na época do Vietnã, e é com atenção que eles ouvem Kerry dizer que Bush acabará tornando obrigatório o serviço militar porque precisa de mais tropas para pôr em prática sua política de guerra preventiva ¿ o presidente nega.

Aborto e religião dividem os jovens

As outras duas grande preocupações dos jovens são o aumento dos custos da universidade e emprego, algo que não estava no radar desse grupo nas eleições anteriores. Sobre aborto, eles estão divididos, assim como na questão religiosa. Pesquisas indicam que 60% são a favor do casamento gay, enquanto os mais velhos são majoritariamente contra.

¿ Não concordo com Bush nas questões sociais. Fico no meio do caminho, mas tenho um bebê de 9 meses e tenho medo que Kerry seja lento para defender o país num ataque terrorista ¿ diz a professora Ginger Wangler, de 24 anos.

Já Jack Barber, de 22, vai votar em Kerry.

¿ Bush é o atraso e só faz aumentar o ódio no mundo ¿ afirma o universitário.