Título: Lula vai mandar Marco Aurélio Garcia ao Haiti
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 21/10/2004, O mundo, p. 32

Preocupado com a situação no Haiti, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu enviar àquele país o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, a fim de fazer uma avaliação completa do que está ocorrendo. Por sua vez, o ministro da Defesa, José Viegas, cobrou ontem que o fluxo de ajuda internacional chegue ao Haiti.

Marco Aurélio Garcia, que estava ontem em Bogotá, deverá viajar para Porto Príncipe, no Haiti, no final da próxima semana. Antes, ele irá à Bolívia também como enviado especial de Lula. Ontem, já viajou para o Haiti um emissário do Itamaraty, Ricardo Seitenfus.

A avaliação do Planalto é que o Brasil tomou a frente na ajuda ao Haiti ¿ enviando ao país 1.200 militares e comandando a Força de Paz da ONU ¿ mas os demais países não estão ajudando como o prometido.

Viegas: ¿Haiti não se resume ao aspecto militar¿

Nessa linha, o ministro Viegas pediu que a ação internacional no país saia das promessas.

¿ O Haiti é uma situação complexa e não se resume ao aspecto militar. É preciso fazer com que o fluxo de ajuda internacional chegue ao Haiti. O esforço militar que o Brasil está fazendo requer o esforço conjugado de outras vertentes: ONU, doadores e governo haitiano. O Brasil está pedindo essa urgência para a ONU, governos interessados e haitianos ¿ disse Viegas, acrescentando que a ajuda financeira internacional é essencial para fazer obras de infra-estrutura no país.