Título: Dirceu pode fazer Lula virar réu, diz deputado
Autor: Maria Lima, Isabel Braga e Valderez Caetano
Fonte: O Globo, 15/06/2005, O País, p. 12

'Ele me disse: não dá, a PF é tucana, meteram na cadeia 62 doleiros que internalizavam (traziam) o dinheiro'

BRASÍLIA. Em situação delicada no governo, o ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi um dos alvos preferidos dos ataques do presidente do PTB, Roberto Jefferson. Tentando envolver o ministro no escândalo que abala o governo, ele o acusou de saber dos detalhes do recolhimento e do pagamento do mensalão e do suposto dinheiro dado ao PTB para o financiamento de campanhas do partido em 2004.

Chamando Dirceu de Rasputin - monge que exerceu uma enorme influência no império russo - Jefferson pediu que ele abandonasse o governo imediatamente para não transformar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um homem inocente, segundo disse, em réu.

No fim de semana, Dirceu afirmara que o petebista estava posando de vítima mas é réu.

- Zé Dirceu, se você não sair daí rápido, vai fazer réu um homem bom, inocente. Saia daí rápido! - provocou.

Segundo Jefferson, Dirceu não só sabia do mensalão como também do acerto para transferência de R$20 milhões do PT para financiar campanhas do PTB. E teria homologado esse acordo. Acusando o ministro, Jefferson disse que quando foi saber por que o PTB não recebera o restante prometido pelo PT, Dirceu teria explicado:

- Ele me disse: não dá, a Polícia Federal é tucana, meteram na cadeia 62 doleiros que internalizavam (traziam) o dinheiro.

Jefferson disse que só conseguiu ultrapassar o cordão de isolamento supostamente construído por Dirceu em torno do presidente quando Lula o chamou para o encontro com dirigentes do PTB em janeiro deste ano.

- Depois entendi por que a gente sempre esbarrava no Zé Dirceu, o Rasputin - disse o deputado, embora tenha estado com Lula inúmeras outras vezes antes.

Legenda da foto: DIRCEU PARTICIPA de solenidade ao lado de dona Marisa e Lula